Armazéns Logísticos

Segurança em galpão logístico: como otimizar e qual a importância?

Segurança em galpão logístico: como otimizar e qual a importância?

Os armazéns logísticos podem oferecer mais riscos do que outros setores de uma indústria, por conta do intenso fluxo de movimentação e estocagem de produtos de diferentes pesos. Por isso, adotar medidas que garantam a segurança em galpão logístico é fundamental.

Lesões por quedas de materiais, acidentes causados pelos equipamentos e vazamento de substâncias químicas e inflamáveis são alguns dos exemplos de situações que podem injuriar trabalhadores e comprometer as mercadorias. 

Pensando nisso, vamos abordar neste artigo os riscos existentes em um galpão logístico, a importância da segurança das instalações e ofereceremos soluções e medidas que podem ser tomadas para garantir a proteção de trabalhadores e mercadorias.

Quais os riscos de segurança em galpão logístico?

O ambiente de estoque e armazenagem, se não for bem organizado, pode gerar uma série de ameaças para o bem-estar dos funcionários, além de comprometer a qualidade dos produtos. 

Essas ameaças são internas e referem-se a questões como regras de armazenamento, limpeza do ambiente, treinamento de funcionários e infraestrutura do local. 

Alguns exemplos de possíveis ocorrências são:

  • danos às mercadorias por conta de manuseio inadequado;
  • acidentes químicos e com produtos inflamáveis devido à armazenagem de produto inadequada;
  • perda de produto por queda e/ou por exposição a umidade e outras condições do local;
  • perda de produtos por exposição a condições climáticas ou pane elétricas;
  • acidentes de trabalho causados por sinalização falha, empilhamento desorganizado e/ou por falta de treinamento dos funcionários.

Sendo um local de muita movimentação e que pode armazenar cargas pesadas, diversos tipos de acidentes podem ocorrer, por isso é preciso implementar medidas que otimizem ao máximo a segurança em galpão logístico

Como manter a segurança em galpão logístico?

Inspeção e manutenção das estruturas

A inspeção e manutenção das estruturas devem ser realizadas com frequência para assegurar a segurança em galpão logístico

É preciso avaliar se o empilhamento está sendo feito de forma correta, se a estrutura é adequada para abrigar o peso e as dimensões da mercadoria em questão e se a estocagem e armazenagem estão sendo dispostas de formas que a movimentação não seja prejudicada. 

Direcione as cargas mais pesadas para as partes de baixo das prateleiras.  O objetivo é evitar quedas, lesões e acidentes que podem ser provocados pela queda ou desequilíbrio do condutor, ou do equipamento.

Outra dica importante é verificar o estado dos equipamentos e da escada. Ambos precisam ser firmes e suportar grandes pesos. Verifique também se as prateleiras estão bem fixas, se não há peças soltas, desencoste as pilhas de materiais da parede e averigue se o peso dos itens armazenados correspondem à resistência do piso.

Otimização do sistema de combate de incêndio

Para eliminar o risco de incêndios, além de tomar algumas medidas de prevenção, otimizar o sistema de combate de incêndio é de extrema importância. 

Certifique-se de que todo ambiente de armazenagem de produto é bem ventilado e bem iluminado, programe periodicamente uma manutenção na parte elétrica do local e evite que escadas e outros equipamentos de metal fiquem próximos a fontes de eletricidade.

Forneça equipamentos de proteção, realize treinamentos preventivos, adquira detectores de fumaça, portas contra-fogo e chuveiros automáticos. Esses equipamentos evitam que pequenos focos se transformem em grandes incêndios.

Dica: Fabrício Armazéns Gerais: A sua melhor solução em armazéns logísticos

Organização e espaço para armazenagem

Para garantir a segurança em galpão logístico, é necessário que o estoque e a armazenagem sejam feitos de modo organizado, que não atrapalhem a movimentação no local e não impeçam o acesso às saídas. 

No empilhamento de mercadorias, é preciso certificar-se que a altura e o modo como foram sobrepostas não interfiram em sua estabilidade. 

Se os produtos armazenados  são tubos, barras de longo comprimento e vergalhões, por exemplo, organize-os em camadas e utilize espaçadores e peças de retenção, separando-os de acordo com o tipo de material.

Assegure também que os materiais alocados na prateleira mais alta não atrapalhem a iluminação do ambiente e estejam a uma distância segura das lâmpadas. 

Investimento em treinamento

Investimentos na capacitação dos funcionários são primordiais para que os outros pontos destacados aqui sejam cumpridos devidamente. 

Oferecer treinamentos permite que os colaboradores utilizem dos equipamentos de proteção adequadamente, saibam manusear os produtos e maquinário corretamente e lidem com situações de risco de forma racional e tranquila, minimizando as chances de consequências graves.

Contar com um galpão logístico que conte com uma infraestrutura completa, que forneça segurança e ainda atenda a todas as necessidades do seu negócio pode parecer uma tarefa complicada. 

Dica: Gestão logística: como otimizar as operações

Conte com a Fabrício Armazéns, uma empresa de soluções em armazéns e logística que possui um sistema de combate de incêndio avançado, ruas amplas e cobertas para o manuseio de mercadoria, movimentações internas e proteção total contra alterações climáticas.

Além disso, a manutenção predial é realizada com funcionários próprios e o espaço é amplo. São 83 pavilhões de armazenagem, de diferentes tamanhos,  numa média de 1.300m². 

Clique no banner e entre contato com a Fabrício:

A Fabrício Armazéns assegura a segurança em galpão logístico para seus funcionários e suas mercadorias. Clique aqui e conheça.

Categorias: Armazéns Logísticos