Logística

Entenda como calcular o estoque de segurança

Entenda como calcular o estoque de segurança

Picos de demanda e atrasos no fornecimento são problemas comuns quando falamos de logística. E para reverter o prejuízo consequente dessas situações é necessário criar um estoque de segurança.

Não sabe o que é? Então acompanhe esse artigo. Explicaremos do que se trata, como calcular e porque ele é tão importante para aumentar a lucratividade do seu negócio.

O que é o estoque de segurança?

O estoque de segurança consiste nos produtos que você adquire em uma quantidade maior do que a necessária, e que serão utilizados apenas se houver um aumento não esperado na demanda.  

Manter esse número excedente no galpão logístico é uma estratégia utilizada tanto no comércio, quanto na indústria, e é fundamental para manter a gestão de estoque prevenida em termos de armazenagem de produtos.

Dica: Armazéns logísticos: Quais os benefícios da sua utilização

Como calcular?

Antes de aprender a fórmula para calcular o estoque de segurança, é necessário ressaltar alguns pontos importantes que influenciam no cálculo. São eles:

  • Curva ABC de estoque: provavelmente 80% dos seus rendimentos vêm da venda de 20% dos seus produtos, por isso, na hora de criar o estoque é preciso priorizá-los;
  • Previsão de demanda: quanto mais constante for a demanda de um item, mais fácil será o cálculo. No entanto, se há uma oscilação durante o ano, é preciso fazer uma outra conta, separada, durante esse período;
  • Lead Time: refere-se ao tempo que seu fornecedor leva para entregar os pedidos. Caso o período entre uma entrega e outra seja inconstante, é preciso encontrar um meio-termo. 

Dica: Transporte de carga: qual o melhor para sua empresa?

Em caso de demanda estável, a fórmula que determinará a quantidade ideal para estoque e armazenagem de produtos segura é:

Estoque de segurança = Demanda média diária x tempo de entrega.

No entanto, se o seu lead time for instável — ou seja, se seu fornecedor não tiver um padrão na data de entrega — é necessário utilizar essa fórmula:

fórmula estoque de segurança

Na qual:

ES = estoque de segurança;

z = valor de tabela que indica a quantidade de desvios padrão que é preciso considerar para garantir o nível do serviço;

σd = desvio padrão da demanda;

t = lead time;

σt = desvio padrão do lead time;

d = demanda média.

Se o cálculo resultar em um valor quebrado, arredonde-o para cima. 

Dica: Como otimizar a logística de transporte rodoviário?

Qual a importância de fazer o estoque de segurança?

Ao implementar um estoque de segurança no seu galpão logístico, você não só facilita a gestão de estoque, como também reduz o custo com estocagem e armazenagem de produto, e não perde vendas.

Quantas vezes você teve de contratar funcionários temporários para dar conta de uma demanda excedente? Ou atrasou algumas entregas por conta do fornecedor? Ou pior, perdeu produtos perecíveis porque passaram da data de validade? Com o estoque de segurança, essas situações não ocorrem. 

Evite gastos extras, mantenha a qualidade dos seus serviços e melhore a logística da sua empresa. Desse modo, você libera recursos para investir em outras áreas da empresa. 

Dica: Condomínio Logístico: 5 vantagens para sua empresa

E para reduzir ainda mais os custos e os prazos de entrega, a melhor opção é contar com um galpão logístico que seja especialmente pensado para facilitar o transporte das mercadorias. 

A Fabrício Armazéns oferece um Parque Logístico com área de 240.000 m², toda coberta e asfaltada, o que facilita o manuseio do estoque. 

Além disso, conta com rampas para facilitar o embarque e desembarque e três portarias de acesso, com mais duas entradas individualizadas para acesso fácil dos caminhões. 

Clique no banner e conheça o Terminal Ferroviário da Fabrício:

Bem localizado e com um Terminal Ferroviário próprio, o galpão logístico da Fabrício Armazéns é ideal para aumentar a lucratividade da sua empresa e possibilitar a expansão dos negócios. Conheça nossa infraestrutura. E continue acompanhando o blog para mais conteúdos.

Categorias: Logística