Logística

4 dicas para diminuir os custos logísticos

4 dicas para diminuir os custos logísticos

Os custos logísticos interferem diretamente na maximização de resultados da empresa. São eles os principais responsáveis por diminuir a competitividade da sua empresa. 

Explicando de forma mais concreta, os custos logísticos estão relacionados ao processo de armazenagem e estocagem, transporte, planejamento operacional, carga tributária e outros, que podem variar de acordo com a empresa. 

Essas etapas impactam todo o processo de produção — desde a obtenção de matéria prima até a entrega do produto final ao cliente. Dessa forma, procurar otimizá-los deve ser prioridade. Acompanhe a leitura para saber como reduzir os custos logísticos da sua empresa.

Quais são os principais custos logísticos?

Custos com armazenagem e estoque

Todos os gastos referentes ao estoque e armazenagem adequado dos produtos entram aqui. Desde o aluguel de galpões logísticos ou manutenção de infraestrutura própria até a instalação e obtenção de equipamentos, além de custos com pessoal responsável.  

Dica: Custos de armazenagem: quais são e como reduzi-los

Custos com transporte

A logística de transporte possui um peso enorme sobre os custos logísticos. Isso porque nesse quesito devem ser considerados as despesas referentes a aquisição de veículos, combustível, manutenção, depreciação e salário dos motoristas. 

Custos com embalagem

Independente de serem embalagens reforçadas ou simples, elas são fundamentais para garantir a segurança do produto durante todo o processo de transporte para que ele chegue intacto ao cliente. 

Custos com tributação

No momento de calcular os custos logísticos, a tributação também deve ser incluída. Dependendo das características da empresa, os impostos cobrados são o ISS (Imposto sobre serviço) ou o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços). 

Além de outros impostos como o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), por exemplo. 

Dica: Armazéns logísticos: Quais os benefícios da sua utilização

Dicas para reduzir custos logísticos

Crie um planejamento

O passo principal para que seja possível reduzir os custos logísticos é criar um planejamento estratégico para realizar o levantamento das despesas, identificar suas fontes e visualizar oportunidades de redução.

Mapeie os processos logísticos

Ao mapear os processos, a empresa cria um padrão de qualidade definido para a sua logística empresarial e obtém uma visão ampla das etapas, facilitando assim a identificação de gargalos e falhas.

Também torna-se possível reconhecer o que pode ou não ser cortado sem que a qualidade do serviço seja atingida. 

Dica: Gestão logística: como otimizar as operações

Invista em automatização dos processos

Automatizar processos é um investimento de médio a longo prazo. Mas, apesar do custo inicial, a redução de custos logísticos ao longo do tempo é muito significativa. 

A implementação de sistemas de gestão e equipamentos tecnológicos contribui para o aumento de produtividade e melhora a tomada de decisão. 

Utilize os serviços da Fabrício Armazéns

Ao optar pela locação de galpões logísticos, a empresa promove uma diminuição de custos relacionados a logística de distribuição e infraestrutura. 

Isso porque, ao contar com um parque logístico bem localizado e completo como é o caso dos galpões da Fabrício Armazéns, sua empresa tem acesso à oficina própria, equipamentos de qualidade para a movimentação das mercadorias, armazéns e estacionamento amplos e ruas cobertas. 

Além disso, por conta da proximidade a rodovias, complexo Petroquímico e ao Terminal Hidroviário Santa Clara, os custos com transporte sofrerão uma queda drástica e os prazos de entrega serão cumpridos com mais facilidade.

Clique no banner e entre em contato com a Fabrício:

Reduza os custos de logística da sua empresa alugando um dos galpões logísticos da Fabrício Armazéns. Conheça nossa infraestrutura

Categorias: Logística