Independente do setor no qual atua a sua empresa, investir em um bom layout de armazém pode ser o diferencial competitivo que você está buscando.
Esse método logístico não só busca organizar o espaço de armazenagem da melhor forma possível, como também tem como objetivo melhorar a produtividade e reduzir custos.
Explicando melhor, o layout é utilizado por empresas que possuem a estocagem e armazenagem para:
- agilizar o processo de separação de mercadorias;
- otimizar a utilização do espaço;
- prevenir acidentes, tornando o local mais seguro;
- melhorar a disposição dos produtos garantindo a integridade e uma maior facilidade na movimentação deles;
- reduzir custos.
Ou seja, um armazém com um bom layout é muito mais ágil, prático e organizado. Essas características afetam diretamente a produtividade da equipe e o desempenho da empresa como um todo.
Como melhorar o layout de seu estoque?
Se você deseja reduzir o tempo de separação de mercadoria e de entrega para o cliente final. E além disso, ter uma diminuição significativa nas despesas em relação à avaria de produto, entenda a seguir quais pontos devem ser analisados em um planejamento de layout de armazém:
Tipo de material
Analise quais tipos de materiais serão armazenados no local e suas particularidades. Para garantir a integridade da mercadoria, é preciso avaliar quais são as características de um ambiente ideal para cada especificidade.
É somente após esse primeiro passo que o restante do layout de armazém pode ser planejado.
Pontos de congestionamento
Quando se fala em otimizar o espaço de armazenagem utilizado, isso não quer dizer que pode existir acúmulo de mercadoria, pelo contrário.
É preciso considerar o fluxo de pessoas, o maquinário utilizado para a movimentação dos produtos e os locais de entrada e saída para que não atrapalhe o trabalho dos funcionários.
Cuidado com a movimentação excessiva de mercadorias
No planejamento de layout de armazém é imprescindível se atentar à disposição das mercadorias, para evitar que os produtos frágeis sejam movimentados de forma excessiva, podendo danificá-los.
Posicione os produtos de maior demanda em locais de fácil acesso.
Armazenar por semelhança
Separe os produtos em grupos de acordo com suas semelhanças. Desse modo, torna-se mais fácil localizá-los e há uma grande economia de tempo, principalmente na hora da carga e descarga.
Produtividade nos processos
O layout de armazém tem como objetivo principal fornecer mais acessibilidade e melhorar o fluxo transitório, gerando assim mais produtividade.
Desse modo, além de considerar a característica dos produtos e os equipamentos utilizados para a movimentação, outra forma de organizar a estocagem para que ela se torne mais ágil é por meio do picking.
Tipos de picking mais comuns
Pode-se dizer que o picking é o processo que mais afeta na satisfação do cliente, pois é ele que vai determinar o tempo de entrega da mercadoria.
Explicando melhor, o picking é a etapa em que os produtos são movimentados de seu local de origem para outras áreas, com o objetivo de atender e agrupar os pedidos existentes.
Nessa etapa, também é preciso ter cuidado com o item para que ele não seja danificado. Existem alguns tipos de picking e a seguir explicamos os principais:
Picking discreto
Nessa modalidade, o funcionário separa apenas um pedido por vez, o que reduz a incidência de falhas de forma significativa. Porém, dispõe de um longo tempo e o nível de produtividade é baixo.
Picking por onda
Se a sua empresa movimenta enormes quantidades de mercadoria, esse é o melhor modelo de layout.
Isso porque, a separação de produtos ocorre por categoria. Por exemplo, primeiro movimenta-se todos os sofás, depois todas as geladeiras, e assim por diante.
Geralmente essa separação dura um turno inteiro.
Picking por lote
Quer mais agilidade no processo? Então esse picking é o ideal. Nesse caso, um grupo de colaboradores faz a separação dos produtos de um conjunto de pedidos.
Ou seja, cada operador vai até um lote e coleta a quantidade de itens suficientes para completar o conjunto de pedidos em questão.
Porém, esse método só funciona se a variedade de produtos da empresa for pequena.
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Picking por zona
Nesse tipo de picking, cada funcionário tem responsabilidade sob uma zona e fica responsável por separar os itens apenas do seu perímetro.
Depois, há um agrupamento de mercadorias para montar os pedidos.
O foco principal é a redução no tempo de deslocamento. Ou seja, ideal para grandes armazéns ou centros de distribuição.
Agora ficou claro como ter um bom layout de armazém pode impactar a empresa como um todo? Quando há uma organização eficiente, há reflexo no dia a dia do colaborador, na satisfação do cliente e no desempenho da empresa no mercado.
Nesse sentido, a Fabrício Armazéns é uma ótima opção para armazenar os produtos da sua empresa. Isso porque os galpões foram especialmente planejados para otimizar o trabalho. Conte com uma boa infraestrutura e a opção de adaptar o espaço para melhor atender suas necessidades.
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