Armazéns Logísticos

A importância do layout de armazém

A importância do layout de armazém

Independente do setor no qual atua a sua empresa, investir em um bom layout de armazém pode ser o diferencial competitivo que você está buscando.

Esse método logístico não só busca organizar o espaço de armazenagem da melhor forma possível, como também tem como objetivo melhorar a produtividade e reduzir custos. 

Explicando melhor, o layout é utilizado por empresas que possuem a estocagem e armazenagem para:

  • agilizar o processo de separação de mercadorias;
  • otimizar a utilização do espaço;
  • prevenir acidentes, tornando o local mais seguro;
  • melhorar a disposição dos produtos garantindo a integridade e uma maior facilidade na movimentação deles;
  • reduzir custos

Ou seja, um armazém com um bom layout é muito mais ágil, prático e organizado. Essas características afetam diretamente a produtividade da equipe e o desempenho da empresa como um todo. 

Como melhorar o layout de seu estoque?

Se você deseja reduzir o tempo de separação de mercadoria e de entrega para o cliente final. E além disso, ter uma diminuição significativa nas despesas em relação à avaria de produto, entenda a seguir quais pontos devem ser analisados em um planejamento de layout de armazém:

Tipo de material

Analise quais tipos de materiais serão armazenados no local e suas particularidades. Para garantir a integridade da mercadoria, é preciso avaliar quais são as características de um ambiente ideal para cada especificidade. 

É somente após esse primeiro passo que o restante do layout de armazém pode ser planejado.

Pontos de congestionamento

Quando se fala em otimizar o espaço de armazenagem utilizado, isso não quer dizer que pode existir acúmulo de mercadoria, pelo contrário. 

É preciso considerar o fluxo de pessoas, o maquinário utilizado para a movimentação dos produtos e os locais de entrada e saída para que não atrapalhe o trabalho dos funcionários. 

Cuidado com a movimentação excessiva de mercadorias

No planejamento de layout de armazém é imprescindível se atentar à disposição das mercadorias, para evitar que os produtos frágeis sejam movimentados de forma excessiva, podendo danificá-los. 

Posicione os produtos de maior demanda em locais de fácil acesso. 

Armazenar por semelhança

Separe os produtos em grupos de acordo com suas semelhanças. Desse modo, torna-se mais fácil localizá-los e há uma grande economia de tempo, principalmente na hora da carga e descarga. 

Produtividade nos processos

O layout de armazém tem como objetivo principal fornecer mais acessibilidade e melhorar o fluxo transitório, gerando assim mais produtividade.

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Desse modo, além de considerar a característica dos produtos e os equipamentos utilizados para a movimentação, outra forma de organizar a estocagem para que ela se torne mais ágil é por meio do picking.

Tipos de picking mais comuns

Pode-se dizer que o picking é o processo que mais afeta na satisfação do cliente, pois é ele que vai determinar o tempo de entrega da mercadoria. 

Explicando melhor, o picking é a etapa em que os produtos são movimentados de seu local de origem para outras áreas, com o objetivo de atender e agrupar os pedidos existentes. 

Nessa etapa, também é preciso ter cuidado com o item para que ele não seja danificado. Existem alguns tipos de picking e a seguir explicamos os principais:

Picking discreto

Nessa modalidade, o funcionário separa apenas um pedido por vez, o que reduz a incidência de falhas de forma significativa. Porém, dispõe de um longo tempo e o nível de produtividade é baixo.

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Picking por onda

Se a sua empresa movimenta enormes quantidades de mercadoria, esse é o melhor modelo de layout. 

Isso porque, a separação de produtos ocorre por categoria. Por exemplo, primeiro movimenta-se todos os sofás, depois todas as geladeiras, e assim por diante. 

Geralmente essa separação dura um turno inteiro. 

Picking por lote

Quer mais agilidade no processo? Então esse picking é o ideal. Nesse caso, um grupo de colaboradores faz a separação dos produtos de um conjunto de pedidos. 

Ou seja, cada operador vai até um lote e coleta a quantidade de itens suficientes para completar o conjunto de pedidos em questão. 

Porém, esse método só funciona se a variedade de produtos da empresa for pequena. 

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Picking por zona

Nesse tipo de picking, cada funcionário tem responsabilidade sob uma zona e fica responsável por separar os itens apenas do seu perímetro.

Depois, há um agrupamento de mercadorias para montar os pedidos. 

O foco principal é a redução no tempo de deslocamento. Ou seja, ideal para grandes armazéns ou centros de distribuição.

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Agora ficou claro como ter um bom layout de armazém pode impactar a empresa como um todo? Quando há uma organização eficiente, há reflexo no dia a dia do colaborador, na satisfação do cliente e no desempenho da empresa no mercado. 

Nesse sentido, a Fabrício Armazéns é uma ótima opção para armazenar os produtos da sua empresa. Isso porque os galpões foram especialmente planejados para otimizar o trabalho. Conte com uma boa infraestrutura e a opção de adaptar o espaço para melhor atender suas necessidades. 

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