Logística

Logística de armazenagem: o que é e como aplicar?

Logística de armazenagem: o que é e como aplicar?

Atualmente, a logística de armazenagem não se limita apenas a um processo de uma empresa. Ter sob controle toda a movimentação da mercadoria tornou-se uma parte estratégica e que muito influencia no desempenho da organização no mercado.

Uma armazenagem adequada garante a qualidade dos produtos, melhorando a satisfação e a experiência do cliente, que, por consequência, tem impacto significativo nas vendas. 

Quer saber mais sobre a logística de armazenagem, sua importância, processos e como funciona na prática? Acompanhe o artigo até o final!

O que é armazenagem?

De modo simples, a armazenagem refere-se a todas as movimentações que um produto sofre, desde o estoque até ser entregue ao destino final. 

É ela quem vai garantir a integridade dos itens e evitar avarias, independente de qual seja o trajeto da mercadoria ou seu destino final. 

Nesse sentido, para ter uma armazenagem de qualidade, o ideal é contar com um galpão logístico bem estruturado, espaçoso e de boa localização. Dessa forma, torna-se mais fácil cumprir prazos, e eliminar os riscos dos itens sofrerem avarias. 

Logística de armazenagem

Já a logística de armazenagem avalia o conjunto de ações que tem como objetivo garantir a segurança dessas mercadorias de acordo com as suas características específicas. 

Por exemplo, uma jarra de vidro vai receber um tratamento diferente do que um produto alimentício. Nesse sentido, o primeiro necessita de extremo cuidado no carregamento e no transporte, mas pode ficar armazenado por tempo indeterminado. 

Já o segundo precisa ter uma atenção especial por conta do prazo de validade, além de necessitar de condições específicas, como a temperatura adequada. 

A logística de armazenagem é responsável, justamente, por garantir a integridade das mercadorias, independente das diferenças existentes no cuidado e manuseio. Além disso, fica sob sua responsabilidade cuidar do transporte e trajeto no qual serão submetidos. 

Quando bem aplicada, ela pode reduzir significativamente o prejuízo financeiro relacionado à perda de produtos. 

No entanto, para que funcione de forma efetiva, é necessário ter controle total de todo o processo, além de um bom monitoramento e organização. Também é necessário elaborar uma boa estratégia para que todos os riscos sejam identificados e evitados. 

Dica: Evite problemas de infraestrutura com galpões logísticos

Como aplicar a logística de armazenagem?

Para aplicar a logística de armazenagem de forma adequada, é necessário levar em consideração alguns aspectos. Confira quais são a seguir. 

Armazenagem 

Como já mencionamos, a armazenagem assegura a integridade das mercadorias em todas as suas movimentações. Mas, para que isso seja possível, ela envolve outros dois processos fundamentais para garantir que o produto chegue com qualidade ao seu destino final. Confira:

Preservação 

Para preservar as mercadorias, é preciso se atentar a dois fatores: o manuseio e a estocagem.

Em relação ao manuseio, é preciso orientar e treinar a equipe sobre os cuidados necessários ao realizar a separação de itens. 

Já na estocagem, atenção para a proximidade dos itens (produtos químicos precisam ficar longe de outros produtos), o peso que está sendo colocado sobre ele e a facilidade em alcançá-lo.

Conservação 

A conservação diz respeito à climatização do ambiente. Nesse sentido, alguns produtos precisam de uma temperatura específica para que a sua qualidade não seja afetada.

Assim, como os materiais frágeis que precisam de um cuidado extra como proteção e local reservado só para eles. 

Dica: 4 dicas para diminuir os custos logísticos

Transporte

A logística de armazenagem também inclui o transporte das mercadorias, e com o objetivo de reduzir os riscos de avarias, há alguns fatores que influenciam de forma significativa nisso.

Localização 

Ao contar com um galpão logístico bem localizado, perto de rodovias, aeroportos, portos e grandes cidades, não apenas a sua empresa possui mais opções para escolher o modal ideal, como também encurta os trajetos, reduzindo as chances de perda de produtos.

Manuseio 

Redobre os cuidados com materiais frágeis, tanto no armazenamento durante o transporte, quanto no processo de carga e descarga

Dica: Como escolher o condomínio logístico: 6 dicas

Climatização 

Avalie se a mercadoria necessita de um veículo climatizado, como é o caso de produtos alimentícios. Nesse caso, também é preciso avaliar o tempo de trajeto para evitar perda de qualidade.

Ou seja, é possível concluir que a localização da empresa impacta diretamente na eficiência da logística de armazenagem, e por consequência, na satisfação do cliente final.

Clique no banner e entre em contato com a Fabrício Armazéns:

Portanto, conte com um galpão logístico bem localizado para aprimorar os processos de armazenagem e distribuição dos produtos. 

A Fabrício Armazéns possui uma estrutura completa pensada em evitar avarias, próxima de rodovias, linha férrea e terminal hidroviário.

Categorias: Logística