O transporte ferroviário desempenha um papel essencial no processo logístico de movimentação e entrega de mercadorias, com vantagens e diferenciais não encontrados em outros tipos de modais. A seguir, vamos conhecer as características e a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento do nosso país.
Transporte ferroviário: o que é?
O transporte ferroviário é uma forma de locomoção realizada sobre trilhos, as chamadas ferrovias. Diariamente, pessoas e produtos dos mais variados tipos, tamanhos e volumes são levados de um lugar para outro dentro e fora do Brasil.
É um meio de transporte antigo e resistente às transformações ocorridas ao longo do tempo e que continua oferecendo segurança, rapidez, eficiência e custo reduzido na entrega de materiais.
Principais características do transporte ferroviário
O transporte ferroviário é um tipo de modal que se diferencia dos outros não apenas pela superfície sobre a qual ele se locomove, mas também devido às características específicas, que também são muito vantajosas. Veja só:
A grande capacidade de volume de carga
O transporte ferroviário movimenta mercadorias dentro de vagões numerosos e espaçosos, que permitem a acomodação e entrega de uma quantidade maior de produtos.
O tipo de carga que transporta
Os trens são conhecidos por movimentar produtos volumosos, de baixo valor agregado, como:
- grãos;
- calcário;
- minério;
- produtos siderúrgicos;
- derivados de petróleo;
- contêineres;
- ferro;
- carvão.
A velocidade
Por não precisar enfrentar o trânsito caótico das rodovias, o transporte ferroviário faz deslocamentos mais rápidos, com um custo-benefício excelente para a empresa que entrega mais em menos tempo.
O combustível
O diesel ainda é o combustível mais utilizado para transporte de mercadorias, enquanto a energia elétrica é mais voltada para a movimentação de pessoas. Contudo, o gás natural também está ganhando espaço no mercado, especialmente por ser mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente.
Outra característica desse meio de transporte em relação ao combustível é a eficiência do modal. Trens e similares conseguem rodar por muito mais tempo com uma quantidade específica de combustível.
A história (e a tecnologia)
O transporte ferroviário faz parte da construção da história do nosso país. Durante muito tempo, foi a forma mais comum e natural de movimentar pessoas e transportar produtos de um ponto a outro.
Com o passar do tempo, o transporte ferroviário se modernizou e passou a adotar novas tecnologias que aperfeiçoaram esse trabalho.
Atualmente, já encontramos vagões que se adaptam ao tipo de material transportado, vagões que impedem totalmente a entrada da água da chuva durante o inverno, vagões com ferramentas elétricas de movimentação de cargas e escadas rolantes e muito mais.
A questão geográfica;
O transporte ferroviário consegue chegar em locais que os caminhões e demais modais não conseguem. As ferrovias percorrem cidades rurais, longe dos centros urbanos, ampliando geograficamente os pontos de distribuição e entrega de produtos.
A importância do transporte ferroviário
Todas as características listadas acima deixam claro o tamanho da importância do transporte ferroviário para o país. Apesar de ainda ter muito o que conquistar, o fato é que esse tipo de modal vem ganhando investimentos valiosos nos últimos anos.
O principal deles é um projeto prestes a ser sancionado, o Marco Legal das Ferrovias, que planeja modernizar as ferrovias, aumentar o número de empregos e trazer outros investimentos para o setor.
Conheça a Fabrício Armazéns
Com os investimentos atuais no transporte ferroviário, o que se espera é que o modal se desenvolva ainda mais e, com ele, as empresas que aderiram à metodologia de movimentação e entrega de produtos.
A Fabrício Armazéns sempre acreditou na evolução do transporte ferroviário e na sua importância para o crescimento econômico do país.
Em virtude disso, oferece uma infraestrutura completa de armazenagem, incluindo, um terminal ferroviário próprio e localização estratégica. Desta forma, as empresas conseguem ampliar e aperfeiçoar seus processos logísticos.
Agende uma visita e venha conhecer de perto a nossa estrutura:
O transporte ferroviário é um dos mais eficientes modais utilizados para otimizar os processos logísticos das empresas, com grande capacidade de carga, eficiência no uso do combustível e amplo alcance. Com os investimentos governamentais, a tendência é que as vantagens se tornem ainda mais imperdíveis.
Categorias: Transporte Ferroviário