Na estrutura logística, o conceito de armazéns gerais mudou bastante nos últimos anos. De meros galpões de estocagem, esses espaços se tornaram aliados das empresas em uma das partes mais importantes da comercialização de um produto: o processo de entrega deste objeto ao consumidor. Hoje, vamos explicar alguns conceitos básicos envolvendo os armazéns gerais e a estrutura logística. Continue a leitura.
O que é a estrutura logística?
Estrutura logística nada mais é do que as condições necessárias para a execução de todo o processo logístico. Em outras palavras, para que a cadeia logística aconteça de forma completa e eficiente, ela precisa passar por vários procedimentos que envolvem diferentes etapas, sendo as principais:
- recebimento da carga;
- movimentação da mercadoria;
- armazenagem;
- separação da mercadoria;
- envio do produto para o cliente.
E o que são os armazéns gerais?
Os armazéns gerais, ou armazéns logísticos, fazem parte de uma das etapas mais importantes da cadeia logística: a armazenagem, processo responsável pela estocagem, distribuição, manuseio e embalagem de produtos.
Os armazéns logísticos são empresas autorizadas a exercer uma função importante e estratégica: acomodar de forma segura e organizada todos os produtos comercializados pelas empresas parceiras.
Assim, é responsabilidade desses estabelecimentos: receber, conferir, reembalar, etiquetar e armazenar as cargas que chegam. Todo o trabalho é feito por profissionais especializados.
Para garantir a conservação das mercadorias em todos os aspectos, os armazéns possuem infraestrutura completa, com espaços limpos, secos e monitorados por uma equipe de segurança.
Quais as vantagens de utilizar armazéns gerais?
Os armazéns gerais, na maioria das vezes, são empresas terceirizadas contratadas por outras empresas que precisam alocar suas mercadorias em locais estratégicos a fim de melhorar a etapa de entrega do produto para o cliente. Sabendo disso, podemos listar algumas vantagens em adotar essa parceria:
Melhora da experiência do cliente
Uma das maiores vantagens do armazém geral é a satisfação do cliente ao receber um produto bem embalado e em perfeitas condições. A localização estratégica desses locais também viabilizam a entrega mais rápida, outro ponto positivo para a empresa que realizou a venda.
Delegação de tarefas operacionais
Em vez de guardar toda a mercadoria nas dependências da empresa, o gestor pode mantê-las seguras e organizadas dentro dos armazéns.
Além de tudo, é prático, tem ótimo custo-benefício e a empresa pode direcionar a equipe que trabalha naquele setor para outras tarefas dentro da empresa.
Redução de custos
A armazenagem irregular de mercadorias pode resultar em avarias, desgastes e até perda total dos objetos, especialmente os perecíveis e frágeis, culminando em custos para a empresa.
Além disso, com uso dos armazéns, o tempo de exposição da mercadoria diminui, reduzindo também os riscos de roubos, furtos e danos causados por acidentes.
Serviço especializado
Os armazéns gerais executam um trabalho específico de armazenagem e, por isso, contam com profissionais especializados. É uma característica que garante eficiência e segurança na gestão desses objetos.
Sistemas automatizados
Esses espaços deixaram de ser apenas galpões de estocagem de produtos, se modernizaram e, com as novas tecnologias, ampliaram as suas funções e a qualidade do trabalho.
Com sistemas automatizados e equipamentos modernos, o armazém possui o controle geral do estoque e movimenta as mercadorias com precisão, mantendo as linhas de produção sempre abastecidas.
Clique no banner e agende sua visita na Fabrício Armazéns:
Se você está buscando um armazém geral para melhorar sua cadeia logística, pode contar conosco. A Fabrício Armazéns tem toda a estrutura de armazenagem que a sua empresa precisa. Venha conhecer nossas dependências e aproveite todas as vantagens de seus armazéns logísticos.
Categorias: Uncategorized