Dentro da logística, a armazenagem no transporte ferroviário se configura como uma medida importante para expandir a entrega de mercadorias no país, com vantagens e especificações só permitidas a este modal de transporte. A seguir, saiba mais sobre esse tipo de modal e suas vantagens para o setor logístico.
Qual a importância do transporte ferroviário de cargas?
O transporte ferroviário de cargas participou ativamente da construção da história do nosso país na época em que existiam poucas formas de movimentar pessoas e produtos entre espaços distantes.
Hoje, apesar do transporte rodoviário ser o modal mais utilizado no nosso país, o transporte ferroviário também se destaca por oferecer um serviço de qualidade a baixo custo, com rapidez e alta capacidade de armazenagem de produtos.
Quais as vantagens da armazenagem no transporte ferroviário?
A armazenagem no transporte ferroviário reúne uma série de benefícios que se relacionam com as características já conhecidas do transporte ferroviário, como:
Capacidade maior de cargas
O transporte ferroviário consegue acomodar um número maior de itens. Assim, os centros de armazenagem também atendem a esta demanda oferecendo amplos espaços para movimentação destes produtos.
Dica: Armazéns logísticos: quais os benefícios da sua utilização?
Não há cobrança de pedágio
A ausência de cobrança de pedágio torna o processo logístico mais barato, com repasses de fretes mais acessíveis ao consumidor.
Ajudando a baratear ainda mais os custos, a armazenagem funciona em galpões com localizações estratégicas, próximas a pontos importantes de escoamento dos itens.
Ausência de congestionamento durante o transporte
As vias com melhores condições de uso e a falta de congestionamento, comuns no transporte rodoviário, permitem viagens mais rápidas, fazendo a mercadoria chegar com segurança e em tempo hábil no seu destino.
O transporte ferroviário constrói uma logística mais eficaz, rápida, precisa e segura, impactando diretamente no processo de armazenagem que precisa se adaptar às exigências do modal.
Como funciona a armazenagem no transporte ferroviário?
A armazenagem no transporte ferroviário funciona em 6 etapas, a saber:
Recebimento de produtos
A primeira etapa da armazenagem acontece quando o produto chega no armazém logístico e é descarregado.
Conferência
Em seguida, a conferência daquele material é feita. É o momento em que são verificados a nota fiscal, a quantidade de objetos e o aspecto físico dos mesmos. Em seguida, são codificados e levados para a etapa seguinte.
Estocagem
De acordo com o código recebido, os produtos são armazenados em seus respectivos locais.
Separação
No picking, os produtos são separados para a futura entrega de acordo com as informações enviadas junto com os mesmos e conferidas no ato do recebimento.
Embalagem
Se necessário, o produto é embalado e já pode aguardar a etapa seguinte.
Expedição
Por fim, chega o momento em que o objeto sai para entrega com sua nota fiscal.
Conheça a Fabrício Armazéns
Perceba que todas as etapas listadas são importantes para a fluidez do processo de armazenagem.
Sabendo disso, e do quanto é importante que tudo ocorra dentro do esperado, é fundamental investir em um armazém que ofereça um serviço de qualidade, com equipe responsável e treinada, além de equipamentos modernos e que facilitem a movimentação dos objetos.
Os armazéns logísticos são uma alternativa eficiente para preencher esse espaço, uma vez que são especialistas nesse tipo de trabalho.
Clique no banner e conheça a Fabrício Armazéns, que possui terminal ferroviário próprio em sua infraestrutura:
O uso expressivo do transporte ferroviário já pode ser observado no aumento da participação do modal no transporte de mercadorias em todo o país. A expectativa é que, com os investimentos já declarados no setor, os números aumentem.
A sua empresa precisa estar atenta a esta oportunidade de otimização de custos. Conte com a Fabrício Armazéns e aproveite todas as vantagens de um parque logístico com a melhor infraestrutura para armazenar seus produtos.
Categorias: Armazéns Logísticos , Logística