O uso da automação na armazenagem logística já deixou de ser uma novidade, sendo cada dia mais comum. É uma exigência natural do mercado que o processo logístico funcione com mais rapidez, eficiência e produtividade.
A demanda por entregas mais rápidas e pela redução dos pedidos com falhas também é crescente, levando as empresas a adotarem mudanças, desde as mais simples às mais complexas, com o intuito de fortalecer sua marca e melhorar a sua competitividade.
Veja a seguir o que é a automação, como ela funciona na armazenagem e quais são as suas vantagens.
O que é automação?
Podemos definir automação como um processo de modernização em que são utilizadas tecnologias diversas para aperfeiçoar as atividades executadas.
Falando especificamente da armazenagem, podem ser implantados sistemas de gestão, softwares para monitorar e medir a qualidade e a eficiência das atividades, sistemas e métodos de conferência e movimentação de mercadorias, dentre outros.
A utilização de tecnologia para substituir tarefas humanas e reduzir os seus erros, com a instalação de máquinas e equipamentos modernos, também faz parte do processo de automação.
E a automação na armazenagem? Como pode ser aplicada?
Como vimos, dentro da armazenagem, a automação pode ser aplicada de diversas formas. O objetivo continua sendo otimizar os processos, facilitando as etapas de separação, organização, estocagem e movimentação de mercadorias.
Para alcançar todas essas metas, são utilizados sistemas integrados que trocam informações em tempo real, softwares que auxiliam na separação de pedidos, transelevadores, esteiras telescópicas e demais tecnologias que diminuem o trabalho humano, as falhas e, consequentemente, os custos.
A automação na armazenagem moderniza o processo logístico e melhora a eficiência operacional, evitando tarefas repetitivas e possibilitando a fluidez das atividades desempenhadas.
Vantagens da automação
Além de ser uma demanda crescente do mercado, a automação na armazenagem tem se expandido devido às vantagens oferecidas para as empresas que resolvem implantá-la em seu espaço de trabalho.
Conheça as principais:
Agilidade nas tarefas
Com equipamentos e processos modernos, as tarefas são executadas mais rapidamente. Com essa agilidade, o tempo e o colaborador podem ser melhor aproveitados em outras funções e afazeres.
Mais eficiência operacional
A substituição da força humana em algumas tarefas por máquinas inteligentes aumenta a eficiência das operações, diminuindo as falhas em todas as etapas da armazenagem.
Redução de custos
Com menos falhas, menos retrabalho, menos recursos investidos, a empresa se beneficia com a redução de custos, uma das vantagens mais buscadas e mais alcançadas com a automação.
Leia também: 4 dicas para diminuir os custos logísticos
Uso inteligente do espaço do setor
A automação também envolve formas diferentes de armazenagem, quase sempre investindo na organização vertical das mercadorias, o que libera muito mais espaço horizontal para acomodar mais produtos e facilitar a circulação de equipamentos e colaboradores.
Conheça a Fabrício Armazéns
É nítida a importância da automação na armazenagem e, aliás, é difícil pensar em processos logísticos atualmente sem o uso de tecnologias modernas de funcionamento. Afinal, a armazenagem faz parte do ciclo de venda de um produto e precisa ser tão eficiente quanto as outras etapas dessa atividade.
Entretanto, vale lembrar que para a obtenção de resultados efetivos, a automação deve ser feita com um bom planejamento, definições de processos e sistemas, além dos equipamentos a serem utilizados junto com o treinamento da equipe.
Na Fabrício Armazéns, a sua empresa não precisa se preocupar com nada disso porque temos um parque logístico com uma estrutura completa, moderna, serviços e equipamentos automatizados, prontos para oferecer todas as vantagens e benefícios para o seu negócio.
Clique no banner abaixo para entrar em contato e agendar uma visita:
Categorias: Armazéns Logísticos , Logística