Armazéns Logísticos

Armazém logístico: o que é e para que serve?

Armazém logístico: o que é e para que serve?

Na logística, o armazém pode ser chamado de warehouse ou depósito, um importante parceiro para empresas que comercializam produtos. Mas, você sabe o que realmente é um armazém logístico e quais atividades são desempenhadas lá? Continue lendo para saber estas e outras informações interessantes sobre este equipamento.

O que é um armazém logístico? 

O armazém logístico é uma estrutura física, coberta e organizada para o recebimento, a armazenagem e a movimentação de mercadorias que aguardam o seu próximo destino, seja um setor de revenda ou o consumidor final. Também pode ser chamado de galpão ou depósito logístico.

Dica: Tudo sobre aluguel de armazém geral

Para que serve o armazém logístico?

A função básica do armazém é auxiliar o processo logístico e o escoamento de produtos, mantendo as mercadorias em segurança, organizadas e prontas para as próximas demandas que surgirem.

Quais os tipos de armazéns logísticos? 

Os armazéns logísticos não são todos iguais e se diferenciam uns dos outros em alguns pontos. Conheça os principais tipos a seguir:

Armazém logístico geral

O armazém geral é um espaço terceirizado, cujos serviços de armazenagem são ofertados para outras empresas que precisam guardar seus produtos, mas não têm um espaço físico adequado para isso. 

Armazém logístico privado

Diferente do armazém geral, o armazém privado é uma extensão da empresa proprietária das mercadorias. O espaço é dedicado a guardar e manter em ordem os produtos que, futuramente, seguirão para outros caminhos logísticos. 

Armazém logístico alfandegado

Por fim, temos o armazém logístico alfandegado, destinado especificamente para a guarda de mercadorias que foram importadas ou que serão exportadas em breve. Todo o processo burocrático envolvendo essa atividade é solucionado no armazém.

Quais atividades são feitas no armazém logístico? 

O serviço de armazenagem de mercadorias, realizado pelo armazém logístico, envolve uma sequência de atividades fundamentais para a eficiência do processo. Conheça as principais:

Recebimento de mercadorias

Logo que chega ao armazém, a mercadoria é descarregada, conferida, identificada e armazenada.

Identificação de materiais

A identificação é o que vai possibilitar a localização do produto durante a sua movimentação.

Gestão de estoque

Nessa atividade, estão incluídos o inventário, que é o levantamento de tudo que existe no estoque e sua devida organização, e também o controle de estoque, que é a verificação da quantidade necessária de material, de acordo com as demandas da empresa.

Movimentação de materiais

A movimentação é o processo de locomoção das mercadorias de uma etapa para outra dentro do armazém. É uma atividade simples, mas que exige atenção, rapidez e cuidado com a segurança física do objeto.

Separação de pedidos

Aqui, os pedidos dos clientes são separados e enviados para a próxima etapa, que é a expedição. É uma tarefa que também precisa de agilidade e atenção para evitar equívocos e atrasos na entrega.

Embalagem de mercadorias

O processo de embalagem visa não só manter a qualidade e a segurança do item, mas também proporcionar uma experiência satisfatória ao consumidor final. Então, deve ser realizado com muito cuidado.

Expedição de produtos

Por fim, temos a etapa final, quando os produtos saem para a entrega com todos os dados necessários para que cheguem corretamente nas mãos do seu consumidor.

Vale mais a pena ter um armazém logístico próprio ou terceirizar a armazenagem? 

Como vimos, o armazém logístico pode ser do tipo próprio ou terceirizado, cabendo à empresa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. 

No armazém próprio, a empresa tem a vantagem de controlar todas as operações, vendo de perto todo o processo. Por outro lado, precisa realizar todo o registro legal do seu armazém, além de lidar com a parte burocrática e operacional do espaço.

Já no armazém terceirizado, a empresa transfere para outra essa responsabilidade e também não precisa se preocupar com contratação de pessoal, com estrutura física, com questões de segurança, com documentação e nem com o funcionamento do local. Todas essas questões são solucionadas pela terceirizada.

Então, o armazém terceirizado é uma excelente opção para a guarda de mercadorias porque, além de oferecer uma estrutura completa de trabalho, ainda concede à empresa contratante mais tempo disponível para focar em outras áreas importantes, como a gestão do negócio, por exemplo.

Conheça a Fabrício Armazéns 

A Fabrício Armazéns atua há mais de 30 anos no segmento de logística e armazenagem oferecendo às suas empresas parceiras a melhor estrutura para a guarda de mercadorias. 

Clique no banner para entrar em contato e agendar sua visita:

Armazene seus produtos com segurança.

A Fabrício Armazéns possui 83 pavilhões de armazenamento, área coberta de 240.000 m², três portarias de acesso que facilitam a entrada e saída de veículos sem atrasos, além de áreas de embarque e desembarque cobertas.

O armazém conta, ainda, com terminal ferroviário próprio, excelente localização, pessoal qualificado, ruas asfaltadas e outros serviços, como vestiário, restaurantes e escritórios. Venha conhecer a Fabrício Armazéns e veja de perto todas as vantagens do nosso parque logístico.

Categorias: Armazéns Logísticos