Armazéns Logísticos

Entenda a diferença entre armazém geral e operador logístico

Entenda-a-diferença-entre-armazém-geral-e-operador-logístico

Você já deve ter ouvido falar em operador logístico e armazém geral. Mas, você sabe o que difere esses dois termos? Apesar de atuarem de forma parecida, não são sinônimos. Entenda a diferença entre ambos e as vantagens de cada um deles.

O que é o operador logístico? 

O operador logístico é uma empresa terceirizada, que presta serviços de logística para outra empresa, incluindo atividades, como o estoque, o transporte, a armazenagem e tarefas administrativas.

É uma alternativa para as organizações que aumentaram as vendas dos seus produtos e que precisam de apoio para a realização da logística que envolve todo o processo de aquisição de insumos, roteirização de transportes, entrega, etc.

Essa função também pode ser exercida por um armazém geral, contudo, de forma mais ampla como veremos em um tópico mais adiante.

O que faz um operador logístico? 

O operador logístico executa diversas tarefas dentro do processo logístico com o intuito de tornar essa atividade mais fluida. Confira as suas principais funções:

Controle de estoque

O operador logístico promove a gestão de estoque para que ela seja eficiente, sem faltas ou excessos de mercadorias. Também faz parte dessa tarefa o uso inteligente do espaço, a acomodação segura dos produtos e um bom controle de movimentação dos itens.

Armazenagem

Na parte de armazenagem, o operador logístico precisa ter uma estrutura física condizente com as atividades que executa, bem como equipe técnica e equipamentos operacionais para o manuseio e movimentação segura dos objetos.

Nessa etapa, também acontece a conferência e a gestão da documentação legal dos materiais.

Gestão de transportes

O operador logístico fica responsável por toda a área de transporte da empresa contratante, executando a função ou delegando-a para outro parceiro, como uma transportadora, por exemplo.

A gestão de roteiros com foco na redução de custos, os fretes, a documentação e o controle dos processos também são responsabilidades do operador logístico.

Vale a pena contratar um operador logístico? 

Contratar um operador logístico pode ser uma boa opção para empresas que precisam desse suporte, mas que não têm condições de manter uma estrutura completa de logística. 

Dentre as principais vantagens estão a redução de custos operacionais, o aumento da produtividade, a agilidade dos processos, a capacidade técnica da equipe responsável e a economia do tempo que seria dedicado àquele processo.

Em contrapartida, a contratação de um operador logístico tem desvantagens. O principal deles é o investimento financeiro, que pode ser desafiador para algumas empresas, principalmente aquelas em estágio inicial.

Qual a diferença entre um operador logístico e os armazéns gerais? 

Como citado, o operador logístico exerce uma função similar ao armazém geral, porém, com diferenças. O armazém geral também realiza atividades logísticas, mas com uma estrutura física maior, além de desempenhar mais tarefas e atuar em conjunto com a empresa de forma estratégica.

Apesar da extensão do espaço, o armazém logístico disponibiliza pavilhões de tamanhos variados, que se adequam às necessidades específicas de pequenas, médias e grandes empresas.

Outra vantagem do armazém geral é a localização estratégica, essencial para a distribuição de mercadorias com mais agilidade. 

Também vale destacar a estrutura, os sistemas de controle, a modernização dos equipamentos e a tecnologia empregados nos armazéns gerais. Essas características favorecem bastante o desempenho do processo logístico realizado pela empresa e, consequentemente, o seu crescimento. 

Conheça a Fabrício Armazéns 

Falando nas vantagens dos armazéns gerais, que tal conhecer uma opção que se destaca entre as demais? A Fabrício Armazéns é um complexo de armazenagem com estrutura completa para estocagem e movimentação de mercadorias.

O armazém possui:

  • Terminal ferroviário próprio;
  • Mais de 80 pavilhões com dimensões diferentes;
  • Ruas largas e asfaltadas;
  • Setor coberto para carga e descarga de produtos;
  • Equipe técnica especializada;
  • Duas portarias estratégicas para a entrada e saída de veículos;
  • Balança eletrônica com capacidade de 80 mil toneladas;
  • Serviços diversos, como vestiário, restaurante, escritórios e muito mais.

Venha conhecer de perto e usufruir de toda a estrutura que a Fabrício Armazéns tem a oferecer para a sua empresa.

Categorias: Armazéns Logísticos