Alugar um galpão logístico tornou-se uma prática muito comum realizada por empresas que descobriram as muitas vantagens de terceirizar a atividade de armazenagem e logística. Se a sua empresa também está interessada nessa modalidade, confira as dicas para não errar na hora de escolher o seu galpão logístico.
O que é um galpão logístico?
Galpão logístico é aquele espaço usado para armazenagem e distribuição de mercadorias. É uma extensão da empresa contratante que, com esse espaço, estará mais próxima de seus consumidores, melhorando os prazos de entrega.
O galpão logístico é uma forma de descentralizar o armazenamento de produtos, sem que a empresa tenha que arcar com contratação de pessoal, construção ou compra de espaço, aquisição de maquinário e gestão do local.
Quais as vantagens de alugar um galpão logístico?
O aumento da demanda de empresas por galpões logísticos se deve às muitas vantagens deste equipamento.
A primeira delas é o baixo custo. Como vimos no tópico anterior, alugar um galpão logístico é muito mais econômico e menos trabalhoso para a empresa do que comprar ou construir e montar um espaço semelhante.
Outro destaque é a flexibilidade de uso dos módulos. Nos galpões logísticos, a empresa pode ampliar o pavilhão contratado ou substituí-lo por um de tamanho maior, caso precise de mais espaço.
O galpão logístico é uma estrutura previamente montada, específica e voltada exatamente para aquela função. Logo, a empresa não terá nenhuma preocupação relacionada à gestão de pessoas, de operação ou de material.
E, claro, não poderíamos deixar de citar a localização, um dos grandes atrativos dos galpões logísticos. Esses espaços estão próximos às grandes vias de escoamento de produtos, otimizando a sua distribuição.
O que é necessário considerar antes de alugar um galpão logístico?
Se você não sabe o que observar na hora de alugar um galpão logístico, confira os pontos essenciais a serem avaliados:
- Resistência do piso
Como há uma grande circulação de veículos e cargas pesadas, é essencial que o piso do galpão seja de boa qualidade e tenha alta resistência para evitar possíveis acidentes ou dificuldades de locomoção.
- Qualidade das instalações
Verifique como está a situação da fiação elétrica, a pintura e o acabamento do espaço. São pontos importantes para que as mercadorias permaneçam em segurança durante a armazenagem.
- Estrutura
A estrutura física diz respeito ao tamanho e altura do espaço, bem como ao maquinário e sistemas eletrônicos usados durante as operações, que devem estar em perfeito estado.
Também devem ser observadas as questões legais, como o alvará de funcionamento, as licenças para manuseio de determinados produtos, as autorizações de órgãos fiscalizadores, etc.
- Capacidade
Pode ser que a sua empresa precise apenas de um espaço pequeno nesse primeiro momento. Mas, caso queira expandir as operações, é muito mais vantajoso permanecer onde está, e apenas ampliar seu pavilhão, do que ter que mudar para outro galpão logístico por falta de capacidade física do anterior, não é verdade?
- Segurança
Segurança é essencial para a proteção do patrimônio da empresa. Logo, os galpões devem investir em sistemas de monitoramento, guarita, controle de entrada e saída de pessoas e veículos, portaria e o que mais for necessário para manter o espaço livre de roubos, furtos e outros incidentes.
- Localização
Localização é um item essencial, uma vez que entregas ágeis são o objetivo das empresas. Os galpões precisam estar próximos às grandes vias de escoamento para fugir do trânsito e agilizar as entregas, fundamental para a satisfação do cliente.
- Área externa e estacionamento
Estacionamento coberto para carga e descarga de mercadorias também deve ser uma característica do galpão logístico, pois é mais seguro para a manipulação dos produtos.
Além disso, verifique se o espaço conta com demais serviços na área externa, como vestiário e restaurante. São diferenciais importantes para garantir mais conforto a funcionários e visitantes do local.
Como alugar um galpão logístico?
O primeiro passo para alugar um galpão logístico é entrar em contato com a empresa e agendar uma visita para conhecer o espaço. Após verificação dos requisitos, é hora de elaborar e assinar o contrato, observando todos os pontos listados no documento.
O contrato de locação é essencial para estabelecer corretamente as responsabilidades das duas partes e, por isso, deve ser pensado e formalizado em comum acordo.
Conheça a Fabrício Armazéns
A Fabrício Armazéns é especialista em armazenagem, sendo essencial para a melhoria da distribuição de produtos. Está muito bem localizado, possui estrutura regular e adequada, equipamentos modernos e eficientes e profissionais dedicados e competentes.
Na Fabrício Armazéns, as ruas são asfaltadas, o estacionamento é coberto e o fluxo seguro e livre é garantido pelas várias vias de acesso ao espaço. São mais de 30 anos atuando no ramo e a Fabrício Armazéns uma tem estrutura completa para as suas necessidades. Agende uma visita.
Categorias: Armazéns Logísticos