O armazém geral é um local estratégico e muito importante para as operações logísticas, pois permite o escoamento rápido e seguro de produtos diversos, além de mantê-los armazenados corretamente pelo tempo desejado. Vamos saber mais sobre o armazém e como ele funciona?
O que é um armazém?
O armazém é uma estrutura física coberta e equipada usada para acomodar produtos acabados, semi-acabados e matérias-primas enquanto aguardam a próxima etapa, que pode ser a produção ou a entrega ao destinatário final.
Com ele, o fluxo de chegada e saída de mercadorias acontece com mais praticidade, rapidez e eficiência, pontos fundamentais para a empresa e para seus clientes.
Quais os tipos de armazéns?
Os armazéns podem se diferenciar de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Conheça os principais:
Armazém geral
Também chamado de armazém público, é o espaço contratado por uma empresa para a guarda de suas mercadorias.
Armazém alfandegado
Espaço dedicado exclusivamente ao armazenamento de mercadorias que serão exportadas futuramente.
Armazém privado
Armazém particular pertencente à empresa proprietária dos produtos.
Leia mais: Tipos de armazéns logísticos
Quais atividades são realizadas em um armazém?
Apesar de fazer referência à armazenagem de produtos, um armazém executa muitas outras atividades importantes, tais como:
- Recebimento: quando os produtos chegam ao local;
- Conferência: averiguação de todas as informações das mercadorias que chegam;
- Transporte: movimentação dos produtos dentro do armazém;
- Armazenagem: gestão dos produtos estocados;
- Estocagem: organização e manutenção das mercadorias;
- Expedição: preparação dos produtos para futura liberação.
Todas as etapas se relacionam e são dependentes uma da outra, de forma que devem ser executadas com exatidão para evitar falhas ao longo de todo o processo logístico.
Quais empresas podem contratar um armazém?
Qualquer empresa pode contratar um armazém, seja ela de pequeno, médio ou grande porte e independente do seu ramo de atuação.
Empresas do setor automobilístico, farmacêutico, alimentício, agrário, tecnológico, do ramo de vestuário e de eletroeletrônicos são alguns exemplos.
Além disso, empresas varejistas, atacadistas, que possuem ou não lojas virtuais também podem se beneficiar das vantagens, como redução de custos, praticidade, eficiência, segurança e agilidade.
Como escolher um armazém?
Ao optar por um armazém para a complementação do seu processo logístico, a empresa está tomando uma decisão estratégica de gestão que, para promover bons resultados, deve ser muito bem realizada. A seguir, alguns critérios considerados essenciais na hora de escolher o melhor parceiro para o seu negócio.
Localização
O armazém deve ter uma excelente localização, estando próximo a diferentes pontos de escoamento para facilitar e agilizar a movimentação de mercadorias quando necessário.
Estrutura
Tanto a estrutura física quanto os equipamentos utilizados devem ter qualidade suficiente para que todas as atividades realizadas lá sejam desempenhadas corretamente.
As ruas devem ser adequadas à circulação de veículos pesados, o espaço deve ser amplo e com diferentes vias de acesso para evitar congestionamento e atrasos durante a movimentação dos produtos, dentre outros detalhes.
Equipe treinada
Verifique se o armazém possui uma equipe capacitada para a atividade. Esse é um ponto importante porque aumenta a eficiência dos processos, reduz danos e acidentes, melhorando todo o processo logístico.
Tecnologia
Recursos tecnológicos são fundamentais para otimizar as operações logísticas. Por isso, escolha um armazém que investe em sistemas modernos de controle e movimentação de produtos, maquinário inteligente, além de aplicativos e outros aparatos tecnológicos.
Conheça a Fabrício Armazéns
A Fabrício Armazéns tem a melhor estrutura em armazenagem da região, com a experiência necessária para oferecer o melhor serviço possível para a sua empresa. São mais de 30 anos atuando no segmento, com uma equipe de colaboradores treinada e especialista no que faz.
A Fabrício Armazéns possui 83 pavilhões de armazenagem, área coberta com mais de 240.000m², três portarias de acesso, ruas amplas, pavimentadas e com espaço para estacionamento, além de serviços, como escritório, restaurante e vestiário.
Com excelente localização, a Fabrício Armazéns possui um terminal ferroviário próprio de duas vias, com pátio coberto e capacidade para contêineres de até 10.800m². Venha conhecer e aproveitar todas as vantagens que só um parque logístico como a Fabrício Armazéns tem a oferecer.
Categorias: Armazéns Logísticos