Logística

O que é cross docking e como implementar

O que é cross docking e como implementar

Dentro da logística de distribuição de mercadorias, um modelo se destaca: o cross-docking, uma estratégia inovadora que atende negócios de diversos portes, reduzindo seus custos e acelerando seus resultados. A seguir, saiba o que é o cross-docking, como implementar esse método e garantir as suas vantagens.

O que é o cross-docking? 

O cross-docking é um processo de movimentação e distribuição de mercadorias cujo objetivo é reduzir ao máximo a necessidade de armazenagem e estocagem daquele material. 

Para isso, os produtos são levados diretamente da doca receptora para a doca de embarque. Por esta razão, o cross-docking pode ser traduzido como “cruzando as docas”.

Por que optar pelo cross-docking? 

O cross-docking vem sendo muito adotado por lojas virtuais e por demais empresas que não precisam de uma estrutura complexa de armazenagem ou que desejam usufruir dos benefícios desse sistema. 

Ao reduzir ou eliminar a armazenagem, o cross-docking cria uma distribuição mais econômica, rápida, prática, mais satisfatória para o consumidor e também mais segura, uma vez que há menos exposição do produto a furtos e danos.

Leia mais: Armazéns na estrutura logística

Quais as diferenças entre cross-docking e a distribuição regular? 

Na distribuição convencional, logo que uma mercadoria chega ao galpão, ela passa por uma série de etapas até chegar ao estoque para ser armazenada. Quando é feito um pedido daquele item, ele é expedido para o cliente.

No cross-docking, a etapa da armazenagem deixa de existir ou é reduzida a algumas horas, e a mercadoria já segue para distribuição. Por isso, é um procedimento rápido e mais barato do que o sistema original. 

Como implementar o cross-docking? 

Adotar ou adicionar o sistema de cross-docking é realmente muito vantajoso, mas exige alguns cuidados para que ele realmente funcione e do jeito certo. Confira algumas dicas:

Localização do cross-docking

Sabendo que a redução de custos e a agilidade são características desse sistema, é necessário pensar em um ponto estratégico para instalar o terminal de cross-docking, que seja de fácil acesso para fabricantes e parceiros. 

Organização e formato do terminal

A forma com que o espaço é desenvolvido conta bastante para garantir agilidade e eficiência no transporte das mercadorias de um ponto a outro. Quanto menos entraves e curvas o local tiver, melhor.

Fluxo de movimentação

Devem ser definidos os horários de circulação de caminhões, de acordo com a demanda de cada produto e também com base nas regras do terminal. Alguns estabelecimentos funcionam de forma ininterrupta, o que é ideal para mercadorias com movimentação extensa.

Ainda em relação ao fluxo de cargas, o terminal pode optar pelo cross-docking misto que, além do cruzamento entre docas, também distribui a mercadoria imediatamente para o cliente.

Organização das portas de acesso

Pensando em produtividade e rapidez, as entradas do terminal devem ser designadas para cada caminhão ou deve ser criado um cronograma de fluxo de entrada e saída para evitar congestionamentos e atrasos.

Local de armazenagem temporária

Como vimos, é possível que a mercadoria precise ser armazenada por algumas horas ou poucos dias, o que exige do terminal um espaço seguro para essa guarda. Uma dica é acomodar os itens em uma área específica, chamada de picking, para que sejam redirecionados quando for preciso.

Como o armazém logístico facilita a armazenagem e distribuição de produtos? 

O armazém logístico faz a ponte entre empresa e cliente, revendedores e distribuidores, oferecendo serviços de armazenagem e também de distribuição.

Esses espaços possuem estrutura condizente e específica para manter as mercadorias armazenadas pelo tempo necessário, com segurança e organização. 

Além disso, as demais etapas da armazenagem, como a conferência, a embalagem e a separação de pedidos são feitas no galpão logístico. Portanto, o armazém é uma peça-chave nesse tipo de movimentação.

Dica: Armazém logístico: o que é e para que serve?

Conheça a Fabrício Armazéns 

A Fabrício Armazéns é um complexo logístico com mais de 30 anos de experiência no segmento de armazenagem. Com terminal ferroviário próprio, estrutura e equipamentos modernos, temos orgulho de investir em inovação para oferecer sempre o melhor serviço para os nossos clientes.

Clique no banner abaixo para entrar em contato com a Fabrício Armazéns e saber mais sobre sua estrutura e serviços logísticos de armazenagem:

Armazene seus produtos com segurança com a Fabrício Armazéns.

Agende uma visita e venha conhecer de perto a excelência do nosso trabalho. A Fabrício Armazéns é, sem dúvidas, a sua melhor solução em logística de armazenagem de produtos.

Categorias: Logística