Logística

O que é WMS e como aplicar no armazém logístico

O que é WMS e como aplicar no armazém logístico

Você sabe o que é WMS e de que forma ele pode ser útil para a logística da sua empresa? No artigo de hoje, vamos saber como funciona o sistema WMS, seus benefícios e como escolher o melhor para o seu negócio. Continue lendo para saber mais!

Afinal, o que é WMS? 

WMS é a sigla para Warehouse Management System. Traduzindo para o português, temos Sistema de Gerenciamento de Armazéns. 

Trata-se de um software utilizado para registrar, automatizar e acompanhar todos os processos logísticos de uma empresa, mais precisamente, no setor de armazenagem, além de estar atrelado à cadeia de suprimentos.

Qual a importância do WMS para a gestão de estoques? 

O WMS é uma ferramenta que garante agilidade, eficiência e economia às operações. Por tudo isso, o sistema de gerenciamento também eleva a produtividade do negócio, o que resulta em mais ganhos financeiros.

Como funcionam os sistemas de gerenciamento WMS? 

O WMS desenvolve inúmeras funcionalidades importantes. É ele o responsável pela localização e identificação dos pedidos, pelo registro da entrada e da saída de mercadorias, pela atualização do inventário do estoque, além de emitir relatórios de acompanhamento.

Todas essas informações são coletadas e registradas em tempo real, na hora em que acontecem, facilitando a interação e a comunicação entre todos os setores envolvidos nas operações.

Em outras palavras, o WMS foi criado para aperfeiçoar a gestão do armazém, melhorar seus processos, reduzir as suas falhas e aumentar o seu desempenho.

Quais os principais benefícios do WMS? 

A competitividade da empresa é, sem dúvidas, a principal vantagem do sistema de gerenciamento, mas não é a única. Conheça os outros benefícios do WMS.

Automatização

Processos automatizados também são mais rápidos, mais seguros e eficientes. Isso significa que as falhas serão reduzidas, assim como o tempo de espera entre as etapas, estimulando a produtividade.

Agilidade na troca de informações

Com o WMS, a comunicação entre os setores acontece de forma imediata, fazendo com que cada departamento execute a sua função com clareza de ideias, sem atritos ou confusão na hora de cumprir cada demanda.

Integração com outros sistemas

O WMS interage tranquilamente com outros sistemas de controle da empresa, como o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Um exemplo prático é quando o ERP recebe a solicitação de um pedido, o que faz com que o WMS transfira essa informação diretamente para o setor de distribuição, agilizando todo o processo. 

Melhora da relação empresa e cliente

Quando todas as etapas da logística acontecem com agilidade e eficiência, o consumidor também sai ganhando porque tem informações claras sobre o produto que deseja, já que o estoque estará muito bem organizado com o WMS.

Além disso, com o processo logístico fluindo bem, a empresa consegue mensurar um prazo de entrega mais honesto, e até mais rápido, melhorando a experiência do cliente e fidelizando esse público.

Como escolher o melhor WMS para sua empresa? 

Utilizar um sistema WMS é uma maneira de se adequar às exigências do mercado, que anseia por decisões rápidas e ações baseadas em dados consistentes. Mas, como escolher a melhor opção para o seu negócio? Existem alguns critérios importantes. Veja só:

Funcionalidades

O WMS é multifuncional, logo, a empresa deve escolher aquele que executa funções realmente importantes para a sua realidade.

Integração

Se a empresa já possui outro software de gestão, escolha um WMS que permita a integração entre os sistemas. Como vimos, essa interação é muito valiosa.

Facilidade de implementar e de utilizar

O WMS deve facilitar os processos e não dificultá-los. Por isso, invista naquele que for mais simples de aplicar e de usar, mais intuitivo e que realmente venha para agilizar o trabalho da equipe e não o contrário.

Como aplicar o WMS no armazém logístico 

Após a escolha do WMS, é hora da implantação, que nada mais é do que a instalação do sistema, com acesso ao banco de dados operacionais da empresa. Dessa forma, o software terá embasamento para emitir seus relatórios e cumprir suas funções.

Depois disso, a equipe de trabalho deve ser treinada para aprender a manusear o sistema corretamente. Os treinamentos devem ser contínuos para acompanhar as evoluções e atualizações do sistema.

E, claro, é preciso ter paciência, afinal, não é possível mudar tudo de um dia para o outro e obter resultados impressionantes. Aos poucos, toda a empresa vai se acostumando com o novo sistema e, em breve, os benefícios surgirão.

Conheça a Fabrício Armazéns 

A Fabrício Armazéns possui uma estrutura completa em armazenagem. Além de localização privilegiada e terminal ferroviário próprio, o espaço possui mais de 80 pavilhões de armazenagem e mais de 240 mil metros quadrados de área coberta. 

Temos três portarias de acesso, duas entradas individualizadas, escritório, vestiário, estacionamento, restaurante e muito mais. Venha conhecer de perto a qualidade que só um complexo de armazenagem deste porte tem a oferecer.

Categorias: Logística