Logística

O que é logística? Conheça os principais tipos de operações

O que é logística? Conheça os principais tipos de operações

É comum que o termo “logística” desperte muitas dúvidas entre as pessoas, afinal, o conceito é bem amplo e reúne uma série de tarefas importantes para a empresa. Hoje, vamos saber o que é logística e conhecer as operações que fazem parte dessa atividade.

O que é logística? 

Logística é um conjunto de processos operacionais que acontecem desde o momento em que um item é fabricado até a hora em que ele chega às mãos do consumidor, passando pela armazenagem, transporte e entrega.

Com essa definição, já é possível perceber que se trata de uma atividade muito importante para a empresa, pois interage com vários pontos valiosos da organização, como a mercadoria, os custos e a satisfação do cliente.

Para que serve a logística? 

De uma maneira simples e direta, a logística tem a função básica de garantir a entrega segura e rápida de um produto, sempre com o menor custo para a empresa, o que também será positivo para o consumidor.

Para isso, todas as etapas da logística devem acontecer na sequência correta, com menor incidência possível de falhas, dentro do prazo estabelecido, sem causar danos às mercadorias e, ainda, garantindo a segurança dos colaboradores.

Quais as principais operações logísticas? 

Vimos que a logística é um conjunto de atividades. Conheça agora como cada operação funciona:

Recebimento de cargas e mercadorias

Etapa inicial, quando os produtos chegam ao armazém, são conferidas, identificadas e levadas ao estoque.

Armazenagem

Organização segura, planejada e eficiente das mercadorias para facilitar as demais etapas e garantir a integridade de todos os itens.

Separação

Momento em que as mercadorias são selecionadas para a entrega. Também chamada de picking, é uma etapa extremamente importante e exige bastante atenção na sua execução.

Expedição

Etapa final, quando as mercadorias são preparadas para o envio ao cliente. Nesse momento, a documentação é conferida, a embalagem é reforçada e o produto é, enfim, despachado.

Qual a importância de ter a logística bem estruturada? 

Quando tem um bom planejamento logístico, a empresa consegue cumprir as suas operações dentro do prazo esperado e acordado com o cliente, tem seus custos reduzidos, aumenta a sua produtividade e a satisfação de seus colaboradores.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma logística bem estruturada não é mais uma questão operacional, mas uma estratégia coerente e eficiente de gestão. Pode ser o que falta para uma empresa apresentar um diferencial ao seu cliente.

Como fazer um planejamento logístico? 

Fazer um planejamento logístico não é algo difícil, mas exige uma boa dose de esforço e envolvimento de todos. A seguir, algumas dicas que podem ajudar:

Invista em integração

É através da integração entre departamentos que a troca de informações acontece de forma rápida e precisa, o que é essencial para evitar conflitos de dados, para embasar e assegurar a tomada de decisões.

Tenha tudo em um único lugar

Organizar dados é possível através do uso de um software de gestão. Ao fazer essa centralização, o acesso será mais amplo, rápido e seguro, como todas as operações devem ser.

Faça uma boa gestão de estoque

Um estoque organizado e bem planejado é essencial para evitar acúmulo, falta, perda ou danos às mercadorias. A distribuição correta dos produtos também agiliza as demais etapas da logística e evita erros na coleta dos itens que seguirão para a entrega.

Invista em embalagens de qualidade

As embalagens são fundamentais para proteger a mercadoria, garantir a privacidade do cliente e conquistar a sua satisfação, além de facilitar a acomodação no meio de transporte. Portanto, é um ponto que vale muito a sua atenção.

Planeje as rotas de entrega

A roteirização é imprescindível, pois, através dela, é possível traçar rotas mais rápidas e seguras, garantindo a integridade das mercadorias, dos entregadores e reduzindo todos os custos envolvidos nessa operação. Caso precise contratar uma empresa de transporte, seja exigente com relação ao cumprimento dos prazos e metas.

Fique atento aos prazos

O prazo dado ao cliente deve ser definido com antecedência e de acordo com as condições reais da empresa. E, após estabelecido, deve ser cumprido com rigor para evitar devoluções e danos à imagem da empresa.

Vale a pena contratar armazéns ou galpões para otimizar as operações logísticas? 

O uso de armazéns ou galpões de armazenagem é uma boa estratégia da empresa que deseja investir, de forma profissional, na guarda segura de mercadorias e na distribuição eficiente desses itens, situações fundamentais para o sucesso da organização.

Logo, podemos concluir que sim, vale a pena contratar um armazém para executar essa atividade visto que, além de otimizar as operações logísticas, o armazém tem um custo-benefício melhor do que a outra opção que seria, criar e gerenciar o próprio setor de armazenagem.

Conheça a Fabrício Armazéns 

A Fabrício Armazéns atua há mais de 30 anos na armazenagem de mercadorias, com excelência e compromisso com seus clientes. Para isso, oferece a melhor estrutura, a melhor equipe de trabalho, serviços variados e muita qualidade. Agende uma visita e conheça todas as vantagens que nosso parque logístico tem a oferecer.

Categorias: Logística