À medida que a empresa cresce, é necessária a locação de um lugar maior para a armazenagem dos produtos e mercadoria. Mas antes de orçar o aluguel de galpão logístico, existem alguns fatores que devem ser considerados.
O galpão logístico deve ser escolhido com cautela, pois suas condições logísticas e de infraestrutura têm grande impacto na lucratividade da empresa. Por conta disso, é preciso avaliar infraestrutura, segurança, credibilidade da companhia contratada, entre outros aspectos.
Então, para te auxiliar na procura de um armazém para alugar, separamos 5 fatores que devem ser avaliados antes de você fechar negócio.
O que considerar no aluguel de galpão logístico?
1. Localização
A localização é um fator importante e estratégico que deve ser avaliado de acordo com a operação da empresa. Portanto, ao procurar um galpão logístico para alugar, você deve analisar como a região atende as necessidades do seu negócio.
Por exemplo, se o ramo da sua companhia é comércio eletrônico, o tempo de entrega e o valor do frete são fundamentais para a competitividade da empresa no mercado, o que exige rodovias e aeroportos no entorno.
A qualidade das estradas também é fundamental, pois objetos de valor como eletrônicos podem ser danificados no trajeto, gerando prejuízo para a empresa. Além disso, rodovias em más condições acarretam mais manutenção para os veículos, aumentam a possibilidade de acontecer acidentes e riscos de atraso nas entregas, tornando-se uma despesa ainda maior.
Não deixe de avaliar a distância entre o setor de produção e o centro de distribuição, caso eles não funcionem no mesmo local. O recomendado ao buscar um armazém de aluguel é que ele se encontre a uma longitude média entre a fábrica e o centro de distribuição.
Dica: Conheça os principais modais de transporte de cargas no Brasil
2. Perfil da operação
Antes de investir no aluguel de galpão, verifique se ele atende as necessidades do perfil da operação da sua empresa. Enquanto algumas exigem um pé direito mais alto do que o comum para ampliar o espaço de armazenamento, outras necessitam de mais espaço no pátio ou estacionamento para realizar as manobras dos caminhões, devido ao alto fluxo de movimento ou tamanho dos veículos.
3. Modelo de ocupação
Averigue o que galpão logístico oferece em termos de comodidade e espaço administrativo, se esta é uma necessidade do seu negócio. Há ainda operações que requerem uma maior personalização no espaço, que seja construído sob demanda.
Questione também se o Parque Logístico suporta o aumento de fluxo e armazenamento de mercadorias, em caso de expansão da sua empresa.
4. Segurança
Certifique-se de que medidas de seguranças estão incluídas no contrato de aluguel de galpão. O condomínio logístico precisa fornecer proteção contra roubos, invasões e furtos, tanto para os funcionários quanto para as mercadorias armazenadas.
Um alvará de funcionamento que corresponda à lei é obrigação mínima. E este fator pode, inclusive, interferir no contrato de um seguro, por exemplo.
Avalie também a região em que está localizado o armazém logístico. Pois, por mais que a companhia forneça a segurança necessária dentro do pátio, se o bairro for violento ou tiver altos índices de roubos e furtos, seus funcionários podem estar em perigo quando fora do galpão.
5. Credibilidade da empresa
Existem muitas empresas de aluguel de galpão, mas nem todas são confiáveis. E contar com uma empresa de armazenamento logístico com credibilidade e experiência no mercado, faz toda a diferença.
Clique no banner abaixo e entre em contato com a Fabrício Armazéns:
A Fabrício Armazéns está há três décadas prestando serviço de logística e armazenagem para empresas e indústrias de diferentes setores. Fornecendo uma infraestrutura completa que conta com ruas amplas e cobertas, estradas asfaltadas, prédio escritório central com vestiários e restaurante panorâmico, terminal ferroviário de duas vias com pátio para contêineres de 10.800m² e espaço de lazer exclusivo. Clique aqui e saiba mais.
Categorias: Armazéns Logísticos