Armazéns Logísticos

Armazéns logísticos: Quais os benefícios da sua utilização

Galpão Logístico Fabrício Armazéns

Os armazéns logísticos são responsáveis pelo armazenamento de produtos para sua futura distribuição. Assim, as mercadorias ficam armazenadas em pavilhões. Também faz parte de suas funções o processo de etiquetagem e embalagem dos produtos.

Logo, esses armazéns conservam mercadorias de diversos setores industriais, como os de alimentos, e de suplementos médicos e farmacêuticos. Aliás, todos os produtos são armazenados com a devida autorização dos diversos órgãos do governo.

A terceirização da armazenagem oferece várias vantagens para as empresas. Sejam elas de pequeno ou grande porte. Pois, o custo de armazenagem para as companhias é um dos maiores, cerca de 20%. 

Assim, esse serviço é capaz de atender as necessidades funcionais e operacionais da sua indústria. Por isso, neste artigo, serão abordados todos os benefícios que os armazéns logísticos oferecem.

Armazéns logísticos: por que terceirizar?

A logística passou por muitos desenvolvimentos tecnológicos nos últimos anos. Dessa maneira, a armazenagem em pavilhões foi ficando cada vez mais eficaz e qualificada. Mas, ter um espaço próprio de armazenamento requer muito investimento.

Confira abaixo o que é necessário:

  • Espaço bastante amplo (armazém);
  • Prateleiras;
  • Equipamentos como empilhadeiras;
  • Profissionais experientes;
  • Estruturas de TI.

Por isso, a terceirização da armazenagem é uma boa opção para as empresas. Assim, negociar esse serviço acaba sendo mais viável se comparado ao custo de ter o seu próprio armazém.

Afinal, essa função acaba ficando sob responsabilidade da empresa contratada. Logo, você e sua equipe podem cuidar de assuntos que demandam mais da sua atenção. Portanto, ficam mais focados em seus negócios, sendo destaque na sua área de atuação.

Principais vantagens da terceirização da armazenagem

Confira a seguir, os principais benefícios ao se contratar armazéns logísticos de terceiros.

Gestão automatizada

As empresas terceirizadas oferecem ótimos sistemas de controle para estoques. Assim, tudo é controlado. Desde as entradas e saídas dos produtos, a quantidade de estoque e até o inventário.

O uso de softwares específicos permite a esses sistemas a realização de diversas funções. Armazenagem, preparo e envio de mercadorias são apenas alguns exemplos. Além disso, eles também são responsáveis por abastecer as linhas de produção.

Serviço especializado e eficaz

Aqui cada etapa do processo é monitorada. Desse modo, fica mais fácil identificar qualquer problema e solucioná-lo com precisão. Portanto, os armazéns logísticos são desenvolvidos para acatar as necessidades de cada cliente.

O que é bem vantajoso, pois há empresas que trabalham com diversas mercadorias. Assim, demanda diferentes tipos de estocagem e manuseio. Então, quando os processos são otimizados, o serviço acaba sendo mais ágil e menos custoso.

Possíveis parcerias

Empresas terceirizadas de armazenagem em pavilhões costumam dividir seu amplo espaço. Logo, diversas mercadorias, de diferentes empresas, são armazenadas num único local.

Dessa forma, você e sua equipe podem formar possíveis parcerias com companhias do mesmo ramo.

Atendimento ao cliente diferenciado

Outra vantagem na terceirização dos armazéns logísticos é a satisfação da sua clientela. Aliás, os envios e recebimentos de produtos são feitos de maneira ágil e eficiente. Assim, aperfeiçoar o atendimento ao cliente é fundamental.

Dessa forma, diminui as queixas e aumenta a qualidade dos serviços prestados. E a sua empresa abre ampla vantagem competitiva no mercado.

Vale a pena utilizar armazéns logísticos

Segurança e qualidade são as palavras-chaves quando o assunto é galpões logísticos. Então, é inegável as vantagens que esse serviço terceirizado pode oferecer a sua empresa.

Principalmente, poder contar com profissionais especializados garante agilidade ao processo. Além de gerar mais eficiência e qualidade na operação.

Esses armazéns ainda, possuem uma localização facilitada, sendo próximo de estradas e com acesso a grandes áreas industriais. São vantagens que com certeza farão a diferença para o seu negócio.

E ao acompanhar as tendências da tecnologia para o ano de 2021, os armazéns logísticos mantêm seus atrativos para o mercado, oferecendo ferramentas com o intuito de facilitar cada vez mais o trabalho. 

A transformação digital chegou à área da logística e promete inúmeras inovações para os armazéns, que tornarão a gestão mais rápida e organizada. Confira a seguir as principais novidades para a área. 

As principais tendências tecnológicas para o setor de logística em 2021

Internet das coisas (IoT)

Apesar de não ser novidade, a Internet das coisas (IoT) é uma tendência que deverá aparecer com força em armazéns logísticos de todo o país. 

Com sensores instalados no caminhão, será possível coletar dados em tempo real e transmiti-los para a equipe de logística, possibilitando uma tomada de decisões simultânea e ágil.

Deste modo, será possível realizar alterações na logística rodoviária, mudando de trajeto se o tráfego estiver carregado, por exemplo, melhorar a gestão de estoque a partir da informação precisa da chegada da carga e um controle maior sobre o prazo de entrega da mercadoria.

Empilhadeiras autônomas e drones

Atualmente já é possível contar com empilhadeiras automáticas auxiliando no galpão logístico, estoque e armazenagem de produtos, levando mais agilidade a esses processos.

Outra tendência é a implementação de cobots para dar suporte aos operadores em suas tarefas diárias. 

Drones também tendem a começar a aparecer em armazéns logísticos no país, sendo utilizados para monitorar as instalações e até para realizar o inventário anual. 

Blockchain

A segurança das informações é uma tendência em diferentes mercados e no setor de logística, o Blockchain aparece como uma ferramenta poderosa para garantir o total sigilo de informações confidenciais e manter a credibilidade dos armazéns perante os clientes e seus fornecedores.

Outro uso para essa tecnologia seria a de facilitadora na comunicação entre diversos operadores e processos da cadeia de suprimentos, reduzindo a ocorrência de erros.

Logística verde

A consciência ambiental está em constante crescimento e tem se tornado tema de debates frequentes na área da logística

Um modo dos armazéns logísticos contribuírem para a sustentabilidade seria através dos armazéns automatizados. 

Através do uso de ferramentas robóticas, todo o fluxo de processos deste armazém faz com que a mercadoria vá até o operador, e não o contrário. Desse modo é possível reduzir custos, garantir a completa segurança, aumentar a satisfação do cliente e otimizar o custo de energia.

Outra vantagem do armazém automático é que ele aproveita muito melhor o espaço de construção, aumentando assim, a capacidade de armazenagem, o que maximiza a utilização dos recursos disponíveis e contribui para a logística verde. 

Também ocorre a diminuição da emissão de poluentes e do consumo de combustíveis fósseis a partir da substituição de equipamentos ultrapassados por novas tecnologias. 

Big Data e análise de dados

Com o objetivo de otimizar o galpão logístico, estoque e armazenagem de produtos, o Big Data é utilizado para coletar os dados de cada etapa da cadeia de produção, com o objetivo de buscar a automatização e melhoria dos processos e realizar previsões relacionadas ao estoque.

Clique no banner abaixo e agende uma visita na Fabrício Armazéns:

À procura de armazéns logísticos que ofereçam as melhores soluções em tecnologia para a armazenagem dos produtos da sua empresa? Conheça a Fabrício Armazéns, empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado e referência na cidade de Triunfo-RS por sempre oferecer o melhor no setor de galpão logístico, estoque e armazenagem.

Categorias: Armazéns Logísticos

Tags: ,