Como fazer curva ABC de estoque? Confira o passo-a-passo

A curva ABC é uma metodologia muito aplicada na gestão empresarial, especialmente na área de estoque, com o objetivo de classificar e controlar as mercadorias armazenadas e, assim, melhorar o seu gerenciamento. Vamos saber o que é e como fazer corretamente a curva ABC?
A curva ABC é um modelo de classificação de produtos, e até de clientes, de acordo com o seu grau de importância para a empresa. Na prática, é uma tabela que registra tudo o que há no estoque, com base no retorno financeiro de cada item.
A curva ABC utiliza a relação 80/20 que pode ser adotada pelas empresas como parâmetro, apesar de não ser imutável. Veja como fica a classificação:
A curva ABC é utilizada, basicamente, na gestão de estoque e serve para classificar as mercadorias de acordo com a sua rentabilidade.
Desta forma, é possível gerenciar melhor o setor, evitando o excesso de itens pouco valiosos e investindo naqueles que trazem mais retorno.
Leia também: 4 dicas para diminuir os custos logísticos
O cálculo da curva ABC deve observar as características de cada produto e o peso dessas particularidades para a sua maior ou menor valorização. Confira um passo a passo:
A curva ABC é simples e fácil de fazer, além de oferecer vantagens diversas. Veja só:
A classificação de mercadorias melhora a logística de movimentação do estoque, bem como a preocupação com a segurança dos produtos que rendem mais.
Imagine ter em seu estoque uma enorme quantidade de produtos da curva C, que ocupam muito espaço, mas geram pouco lucro? O ideal é focar na compra dos produtos da curva A e eliminar ou repensar a aquisição de produtos tipo C.
A curva ABC também ajuda a saber mais sobre os itens que mais vendem e os que ficam parados. Com isso, a aquisição de novos produtos se adequam à real demanda da empresa e deixam de ser apenas custos.
A curva ABC também traz dados importantes dos clientes, que podem ser usados para melhorar o relacionamento com eles através de campanhas de marketing mais assertivas e direcionadas. Trazer um cliente do produto C para um produto A pode ser desafiador, mas é totalmente possível.
Para garantir a eficiência da metodologia, conheça os erros mais comuns (e que não devem ser cometidos) na aplicação da curva ABC:
Itens com prazo de validade curto, considerados sazonais ou que atendem a uma demanda variável devem ser adquiridos com cuidado para evitar estoque parado. Portanto, não deixe de observar esses detalhes.
A curva ABC também é uma estratégia de monitoramento, logo, deve ser acompanhada periodicamente. Afinal, os produtos podem ter suas classificações alteradas conforme variação de preço e de consumo.
Comprar produtos valiosos, de classificação A, antecipadamente para aproveitar melhores preços é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. A prática deve ser encarada como um investimento com retorno futuro garantido.
Clique no banner abaixo para entrar em contato com a Fabrício Armazéns e conhecer mais vantagens de contar com um complexo logístico estrategicamente localizado:
A Fabrício Armazéns é um complexo logístico de armazenagem de produtos com tudo que uma empresa precisa para otimizar as operações logísticas envolvidas na comercialização de mercadorias.
Como resultado dessa parceria, a sua empresa consegue melhorar a gestão de estoque, aumentar a produtividade e também a lucratividade do negócio. Venha conhecer de perto todas as vantagens que o nosso parque logístico tem a oferecer para o seu negócio.
Categorias: Logística