Como otimizar a armazenagem de produtos?

Se você acha que a armazenagem de produtos limita-se à guarda de materiais, precisa saber que essa atividade é fundamental para o desempenho geral da empresa, fazendo parte de ações estratégicas de gestão. Vamos conhecer os benefícios de armazenagem e saber como otimizá-la? Continue lendo.
A armazenagem de produtos é uma atividade logística que consiste na guarda segura e organizada de materiais, que pode ser matéria-prima, insumos ou itens acabados. Esses produtos serão, posteriormente, remanejados para outros setores dentro ou fora da organização.
Mais do que manter as mercadorias bem organizadas, a armazenagem de produtos deve ser feita de forma estratégica, pois, desta forma, consegue gerar benefícios para a empresa, como agilidade, produtividade e redução de custos.
Quando a armazenagem é bem executada, todas as outras atividades de logística também fluem melhor. É o caso das entregas. Sabemos que entregas ágeis são a principal necessidade do consumidor e quando a empresa atende a esse desejo, ela fideliza o cliente e melhora sua imagem no mercado.
Por isso, mais do que uma atividade operacional, a armazenagem de produtos é, sobretudo, estratégica, pois exige planejamento, técnica e adequação aos objetivos da empresa.
Leia mais: Como a armazenagem contribui para uma entrega rápida
A armazenagem de produtos é dividida em diferentes tarefas. Podemos citar como principais:
Temos três tipos de armazenagem de produtos e a escolha do melhor modelo deve ser feita de acordo com as necessidades e características do negócio. Veja só:
Opção com excelente custo-benefício, uma vez que, com pouco investimento, a empresa transfere toda a responsabilidade da armazenagem para outra empresa, detentora dos galpões e também da equipe de trabalho.
Ao terceirizar a armazenagem, a empresa contratante não precisa se preocupar com aquisição de galpões, gestão do espaço, treinamento de funcionários, etc. Essas e outras funções ficam a cargo da contratada.
Aqui, a armazenagem é desempenhada pela própria empresa que detém todos os recursos materiais e humanos. Normalmente, essa atividade é executada em um espaço separado e a empresa precisa resolver as pendências burocráticas para legalizar a abertura do que será definido como filial do negócio.
Esse tipo de armazenagem possui características das outras duas modalidades. A empresa contratante aluga os galpões usados na armazenagem e também realiza toda a gestão de funcionários e do espaço.
Essa opção é a melhor quando a empresa já possui uma boa equipe de funcionários, já que, nesse caso, não precisará arcar com seleção e treinamento.
O galpão ou armazém logístico é uma opção de armazenagem terceirizada. Como vimos, esse modelo é muito mais prático e econômico para a empresa contratante, que pode direcionar suas atividades para outras tarefas importantes do negócio.
Toda a gestão da armazenagem fica por conta da empresa contratada, que também possui estrutura adequada, moderna e equipe treinada para desenvolver aquele tipo de trabalho. Então, sim, vale muito a pena contratar um galpão logístico, visto que os benefícios são muitos e percebidos a curto, médio e longo prazo.
Clique no banner abaixo e entre em contato com a Fabrício Armazéns:
A Fabrício Armazéns é um complexo logístico atuante há mais de 30 anos no segmento de armazenagem de produtos, oferecendo um leque de serviços que fazem dessa tarefa uma atividade essencial para a sua empresa. Conheça a estrutura do espaço:
Venha conhecer de perto a estrutura da Fabrício Armazéns e conte com as vantagens da sua melhor solução em armazenagem.
Categorias: Armazéns Logísticos , Logística