Mais do que alocar mercadorias, as estruturas de armazenagem são verdadeiras ferramentas estratégicas que orientam não apenas a movimentação dos produtos, mas se adequam às características do negócio. Vamos conhecer as principais estruturas de armazenagem e como escolher a melhor para a sua empresa?
O que são as estruturas de armazenagem
Podemos definir as estruturas de armazenagem como a forma com que as mercadorias são disponibilizadas dentro do ambiente de estocagem, sempre com o objetivo de organizar e facilitar o manuseio daqueles produtos.
Qual a importância da armazenagem correta das cargas?
Mais do que manter o setor organizado, as estruturas de armazenagem têm um papel estratégico dentro da empresa. Um espaço bem planejado permite uma movimentação mais rápida de itens, garante a segurança dos materiais, reduz os custos, aumenta a produtividade e otimiza todo o processo de armazenagem.
Tipos de estruturas de armazenagem
As estruturas de armazenagem podem variar conforme o tipo de mercadoria trabalhada, o objetivo da empresa e suas aplicações. Conheça as principais versões:
Armazenagem dinâmica
Modelo indicado para mercadorias que precisam de uma rotatividade maior e que seguem, portanto, o método FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai), como é o caso dos gêneros alimentícios.
Armazenagem em carrossel
São utilizadas estantes que se movimentam no sentido vertical ou horizontal, levando a mercadoria até o profissional. É uma técnica fácil de aplicar e ideal para empresas que precisam otimizar o espaço.
Armazenagem em racks
Armazenamento realizado em estantes verticais, com utilização de caixas para simplificar o transporte das mercadorias entre uma etapa e outra da armazenagem.
Armazenagem de peças
O uso de prateleiras é comum nesse tipo de armazenagem. As peças são acomodadas para facilitar a visualização, a comercialização e a sua retirada na hora da expedição.
Estrutura cantilever
Formato adequado para o armazenamento de produtos compridos, coml canos, tubos, barras, pranchas e similares. É um sistema um pouco mais caro para a empresa, devido às adaptações de mobilidade necessárias.
Estrutura porta pallets
Modelo mais comum de estrutura de armazenagem em que são utilizadas estantes e empilhadeiras para a movimentação das mercadorias alocadas. Exige um grande espaço para a acomodação das peças, mas a organização pode ser adaptada para a posição vertical ou horizontal, conforme a disponibilidade física do local.
Estrutura flow rack
Ideal para a movimentação de itens menos volumosos e com alta rotatividade. Os produtos são armazenados em caixas, acomodadas sobre trilhos com rodízios inclinados que fazem com que a mercadoria deslize até o ponto de tratamento.
Estrutura push back
Aqui, temos uma empilhadeira que realiza o trabalho de movimentar a carga através de um trilho de diferentes inclinações. É um dos sistemas mais eficientes devido à alta produtividade, otimização do espaço e organização dos produtos.
Estrutura drive-in e drive-through
A estrutura drive-in adota a modalidade LIFO (último a entrar, último a sair). Reúne um grande número de itens em um mesmo espaço, facilitando a movimentação apenas do item que estiver mais acessível.
A estrutura drive-through usa a metodologia FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair). Temos um corredor para a entrada de produtos e outro para a saída dos itens, além de mais um espaço para a circulação das empilhadeiras.
Quais critérios observar ao escolher uma estrutura de armazenagem?
Diante de várias estruturas de armazenagem, como escolher a ideal para a sua empresa? A dica é ficar atento aos fatores abaixo:
Tamanho do espaço
Escolha uma estrutura que otimize o espaço disponível, facilitando a mobilidade ainda que o tamanho seja reduzido.
Tipo de carga
Itens perecíveis precisam de armazenagem específica, assim como as tubulações, por exemplo. A estrutura ideal é aquela que se adequa ao seu produto.
Tecnologia utilizada
Quais recursos tecnológicos serão adotados na sua estrutura de armazenagem? Como a tecnologia vai estar alinhada com os sistemas adotados pela sua empresa? Planeje esse quesito e, só depois, veja como esses pontos podem ser equilibrados.
Conte com a Fabrício Armazéns
Clique no banner e entre em contato para agendar sua visita:
Como pudemos perceber, a variedade de estruturas de armazenagem surgem não só da quantidade diferente de tipos de mercadorias, mas também das próprias características físicas do armazém, além da estratégia adotada pela empresa.
Os armazéns logísticos são uma excelente alternativa para empresas que não dispõem de espaços físicos próprios para manter suas mercadorias organizadas e seguras. Por isso, a Fabrício Armazéns oferece a melhor estrutura e melhor equipe de trabalho para atender às suas necessidades de maneira personalizada. Venha conhecer todas as vantagens que um parque logístico tem a oferecer.
Categorias: Armazéns Logísticos , Logística