Como fazer um controle de estoque mais eficaz

Muitos gestores negligenciam o estoque por acharem que é um setor que não tem muito a oferecer. Na verdade, o estoque e a armazenagem são atividades que só precisam ser operadas com mais estratégia para renderem bons frutos para a empresa, independente do seu porte. Vamos saber mais sobre o controle de estoque?
Controle de estoque é o monitoramento das entradas e saídas de insumos, matérias-primas e mercadorias dentro de uma empresa, armazém ou centro de distribuição.
O que parece ser algo simples é, na verdade, um conjunto de práticas que devem ser executadas com atenção e exatidão para que tudo saia dentro do planejado e para que as vantagens sejam percebidas pela empresa.
O controle de estoque é um processo que só traz benefícios para a organização. Com ele, a empresa reduz os custos operacionais e os prejuízos por perda e roubo, podendo direcionar as economias para outras áreas do negócio.
Um estoque bem controlado assegura a entrega do produto para o cliente, evitando o erro comum de realizar uma venda e ter que cancelá-la porque a mercadoria não está disponível como se pensava. Aliás, essa prática deve ser evitada a todo custo, pois causa uma grande má impressão no cliente.
O controle de estoque também eleva a produtividade da equipe, evitando que o colaborador perca tempo procurando um item mal armazenado.
Não podemos esquecer da rotatividade dos produtos estocados. Em vez de prejuízos, a empresa pode obter lucros criando promoções para os itens com pouca circulação, além de usar essa informação para controlar as próximas aquisições, evitando compras em excesso.
Vamos aprender a fazer um bom controle de estoque na prática? Confira o nosso passo a passo:
Contrate uma equipe com experiência no ramo ou invista em treinamentos constantes. É fundamental contar com trabalhadores responsáveis, comprometidos, atentos e cientes da importância que um estoque bem organizado oferece para a empresa.
Faça um inventário do seu estoque e registre tudo. Para facilitar as buscas futuras, divida os itens por categorias, separe por cores, tipos ou frequência de saída. Faça essa organização periodicamente.
Esse controle é essencial e deve ser feito na hora em que as movimentações acontecem. Assim, você não corre o risco de esquecer e precisar fazer todo o levantamento outra vez. Ah, e não esqueça de registrar as entradas e saídas por meio de documentos específicos.
Os indicadores de desempenho são importantes para verificar a necessidade de reposição de um item e o prazo disponível para essa atividade. Também é possível saber o prazo de cobertura do seu estoque para demandas futuras. Portanto, escolha os seus indicadores e controle-os com frequência.
Os recursos tecnológicos tornam todo o processo de estocagem muito mais ágil e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Além disso, os softwares permitem o monitoramento do estoque em tempo real, evitando falhas e compartilhando informações corretamente entre os setores.
Depois de entender como funciona o consumo dos produtos da sua empresa, fica muito mais fácil estipular datas de reposição de material. Com esse cuidado, você evita o risco de ficar sem matéria-prima ou ter que lidar com preços mais elevados.
Contar com fornecedores e parceiros logísticos responsáveis, que compartilham do mesmo propósito que a sua empresa é fundamental. Assim, você consegue os melhores preços, além de entregas mais rápidas e mais seguras.
O armazém geral é a melhor opção para as empresas que não podem ou não desejam manter um estoque próprio. Além de oferecer um ótimo custo-benefício, o armazém possui equipe treinada e estrutura completa de armazenagem.
A localização do armazém é outro ponto positivo, pois facilita o escoamento dos itens. A empresa também pode contar com a versatilidade e a flexibilidade para aumentar ou reduzir o seu galpão, além da garantia de ter suas mercadorias sempre em segurança.
A Fabrício Armazéns é referência no segmento de armazenagem, pois possui diferenciais valiosos para a empresa, como um terminal ferroviário próprio, excelente localização e estrutura adequada para acomodar corretamente os mais diferentes tipos de mercadorias.
Estradas asfaltadas, resistentes e cobertas, diferentes portões de entrada e saída de veículos, silos com plataforma coberta para abastecimento de caminhões tanque, escritório, vestiário, restaurantes e áreas de lazer compõem o complexo logístico.
Agende uma visita e venha conhecer de perto todas as vantagens que somente um equipamento logístico especialista como a Fabrício Armazéns tem para oferecer.
Categorias: Logística