Reduzir os custos de armazenagem é um ponto importante para tornar as finanças da empresa mais saudáveis, oferecer um produto final de melhor preço e poder reinvestir recursos em outras áreas — e na expansão do negócio, por exemplo.
O custo de armazenagem está inserido na gestão de estoques e refere-se a todo recurso financeiro que é gasto para manter, movimentar e enviar a mercadoria. Ou seja, todas as operações, desde que o produto entra no estoque até o momento em que ele é vendido.
Manter as despesas relacionadas ao estoque e armazenagem equilibradas é essencial para o funcionamento das operações, pois é justamente esse fator que irá determinar a margem de lucro da empresa.
Entenda através deste artigo quais são os custos de armazenagem. E também confira dicas para reduzi-los e tornar, assim, sua empresa mais competitiva.
Quais são os custos de armazenagem?
Os principais custos de armazenagem e estocagem são:
- Estrutura: despesas com IPTU ou locação de galpões logísticos devem ser considerados, além dos custos de manutenção de infraestrutura, luz, água, internet e seguro;
- Manutenção: valores relacionados à depreciação dos equipamentos e máquinas utilizados, além dos custos de manutenção periódica;
- Mão-de-obra: recursos financeiros gastos com o pagamento dos salários dos membros da equipe;
- Embalagens: custos referentes a embalagens como caixas de papelão e plástico, que mantém a integridade do produto até ele ser entregue. Inclua também as despesas com prateleiras, mesas e paletes;
- Operação: toda operação logística que é realizada referente a estoque e armazenagem deve ser considerada. Isso inclui o recebimento, armazenamento, separação, categorização e carregamento;
- Tecnologia: utiliza softwares de gestão de estoque ou tecnologias logísticas que auxiliam na organização do estoque? Inclua-as nos custos de armazenagem também;
- Transporte: abastecimento, manutenção dos veículos, pagamento de multas e pedágios também devem ser considerados como despesa de armazenagem.
Como reduzir o custo de armazenagem?
Invista em equipamentos adequados
Um dos principais elementos que impactam os custos de armazenagem são os investimentos em equipamentos.
Para que haja redução nas despesas relacionadas à manutenção, por exemplo, é preciso apostar na obtenção de equipamentos duráveis e de qualidade.
Atentar-se à função que o maquinário vai desenvolver também é importante. Muitas empresas investem em equipamentos inadequados, não funcionais ou até compram sem analisar a real necessidade e acabam não os utilizando.
Otimize o espaço e a organização
Otimizar o espaço e a organização dos galpões logísticos é uma ótima forma de reduzir os gastos com mão de obra e equipamentos.
Um espaço desorganizado ou com acumulação de itens diminui relativamente a produtividade dos funcionários, atrapalha o fluxo e atrasa os processos — afetando a eficiência e a agilidade no tempo das operações.
Para elaborar uma disposição eficiente, analise o giro de cada item, o prazo de validade e as necessidades especiais de estocagem e armazenamento (se houver). Não esqueça de considerar o processo de separação das mercadorias.
Faça uma previsão de riscos
A redução de custo de armazenagem também pode ser realizada através da elaboração de uma política de previsão de riscos. Esse documento precisa conter um conjunto de práticas e ações que devem ser empregados para evitar a perda de mercadorias.
Dentre as medidas propostas, é preciso realizar treinamentos para capacitar a equipe, estabelecer processos que possam promover a segurança do local e dos trabalhadores e definir regras de uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
BÔNUS: Terceirize a armazenagem logística
Terceirizar a armazenagem logística também é uma forma excelente de reduzir o custo de armazenagem. Isso porque, ao alugar galpões logísticos, a empresa não tem de lidar com gastos de manutenção, de infraestrutura e de equipamento, funcionários e capacitação.
E ao alugar um dos galpões logísticos disponíveis da Fabrício Armazéns, sua empresa conta com um espaço otimizado, espaçoso e organizado, que fornece mais eficiência e agilidade para todo o fluxo de trabalho.
Disponha de uma infraestrutura completa com ruas asfaltadas, áreas cobertas, equipe de manutenção especializada, prédio escritório central com vestiários e restaurante panorâmico, além de oficina própria.
Estrategicamente, a Fabrício Armazéns é bem localizada. Próximo ao Complexo Petroquímico e do Terminal Hidroviário Santa Clara, o que reduz os custos relacionados à logística.
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