Logística

Custos de armazenagem: quais são e como reduzi-los

Custo de armazenagem: quais são e como reduzi-los?

Reduzir os custos de armazenagem é um ponto importante para tornar as finanças da empresa mais saudáveis, oferecer um produto final de melhor preço e poder reinvestir recursos em outras áreas — e na expansão do negócio, por exemplo. 

O custo de armazenagem está inserido na gestão de estoques e refere-se a todo recurso financeiro que é gasto para manter, movimentar e enviar a mercadoria. Ou seja, todas as operações, desde que o produto entra no estoque até o momento em que ele é vendido. 

Manter as despesas relacionadas ao estoque e armazenagem equilibradas é essencial para o funcionamento das operações, pois é justamente esse fator que irá determinar a margem de lucro da empresa. 

Entenda através deste artigo quais são os custos de armazenagem. E também confira dicas para reduzi-los e tornar, assim, sua empresa mais competitiva. 

Quais são os custos de armazenagem?

Os principais custos de armazenagem e estocagem são:

  • Estrutura: despesas com IPTU ou locação de galpões logísticos devem ser considerados, além  dos custos de manutenção de infraestrutura, luz, água, internet e seguro;
  • Manutenção: valores relacionados à depreciação dos equipamentos e máquinas utilizados, além dos custos de manutenção periódica;
  • Mão-de-obra: recursos financeiros gastos com o pagamento dos salários dos membros da equipe;
  • Embalagens: custos referentes a embalagens como caixas de papelão e plástico, que mantém a integridade do produto até ele ser entregue. Inclua também as despesas com prateleiras, mesas e paletes;
  • Operação: toda operação logística que é realizada referente a estoque e armazenagem deve ser considerada. Isso inclui o recebimento, armazenamento, separação, categorização e carregamento;
  • Tecnologia: utiliza softwares de gestão de estoque ou tecnologias logísticas que auxiliam na organização do estoque? Inclua-as nos custos de armazenagem também;
  • Transporte: abastecimento, manutenção dos veículos, pagamento de multas e pedágios também devem ser considerados como despesa de armazenagem. 

Como reduzir o custo de armazenagem?

Invista em equipamentos adequados

Um dos principais elementos que impactam os custos de armazenagem são os investimentos em equipamentos. 

Para que haja redução nas despesas relacionadas à manutenção, por exemplo, é preciso apostar na obtenção de equipamentos duráveis e de qualidade. 

Atentar-se à função que o maquinário vai desenvolver também é importante. Muitas empresas investem em equipamentos inadequados, não funcionais ou até compram sem analisar a real necessidade e acabam não os utilizando. 

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Otimize o espaço e a organização

Otimizar o espaço e a organização dos galpões logísticos é uma ótima forma de reduzir os gastos com mão de obra e equipamentos.

Um espaço desorganizado ou com acumulação de itens diminui relativamente a produtividade dos funcionários, atrapalha o fluxo e atrasa os processos — afetando a eficiência e a agilidade no tempo das operações.

Para elaborar uma disposição eficiente, analise o giro de cada item, o prazo de validade e as necessidades especiais de estocagem e armazenamento (se houver). Não esqueça de considerar o processo de separação das mercadorias. 

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Faça uma previsão de riscos

A redução de custo de armazenagem também pode ser realizada através da elaboração de uma política de previsão de riscos. Esse documento precisa conter um conjunto de práticas e ações que devem ser empregados para evitar a perda de mercadorias.

Dentre as medidas propostas, é preciso realizar treinamentos para capacitar a equipe, estabelecer processos que possam promover a segurança do local e dos trabalhadores e definir regras de uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

BÔNUS: Terceirize a armazenagem logística

Terceirizar a armazenagem logística também é uma forma excelente de reduzir o custo de armazenagem. Isso porque, ao alugar galpões logísticos, a empresa não tem de lidar com gastos de manutenção, de infraestrutura e de equipamento, funcionários e capacitação.

E ao alugar um dos galpões logísticos disponíveis da Fabrício Armazéns, sua empresa conta com um espaço otimizado, espaçoso e organizado, que fornece mais eficiência e agilidade para todo o fluxo de trabalho. 

Disponha de uma infraestrutura completa com ruas asfaltadas, áreas cobertas, equipe de manutenção especializada, prédio escritório central com vestiários e restaurante panorâmico, além de oficina própria.

Estrategicamente, a Fabrício Armazéns é bem localizada. Próximo ao Complexo Petroquímico e do Terminal Hidroviário Santa Clara, o que reduz os custos relacionados à logística. 

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