O que você pensa quando ouve o termo “logística”? Muitas pessoas associam a logística a meios de transporte. Mas, o fato é que os processos logísticos envolvem muitas atividades além da movimentação de cargas. Vamos saber o que é, quais seu principais tipos e sua importância? Continue lendo e saiba mais.
O que é logística?
A logística é um conjunto de processos relacionados à entrega de um produto ao seu consumidor. Para que isso aconteça, diversas etapas precisam ser cumpridas com eficiência, como a produção, a armazenagem, o estoque, a embalagem e a distribuição, dentre outras.
Qual a função da logística?
O principal objetivo da logística é garantir que um determinado item chegue às mãos do consumidor em tempo hábil e em condições seguras e adequadas. Desta forma, a relação desse cliente com a empresa se fortalece.
Essa função central depende diretamente do cumprimento de outras atividades, como a previsão de demanda, a aquisição de insumos, a gestão de estoque, a movimentação de materiais, a armazenagem de produtos e o planejamento de rotas, por exemplo.
Qual a importância da logística para uma empresa?
Como vimos, a logística não se limita ao uso de transporte para movimentar mercadorias, mas é responsável por todo o processo produtivo desses materiais. Então, o sucesso da empresa depende também desta eficiência.
Com um bom processo logístico, a empresa reduz os custos, evita pausas desnecessárias, aumenta a produtividade, garante a qualidade dos produtos durante a sua armazenagem e alcança a satisfação do cliente, principal objetivo de qualquer organização.
Quais os tipos de logística?
Além de desenvolver inúmeras atividades, a logística também se divide em várias modalidades. Conheça as principais:
Logística de produção
Na logística de produção, os materiais são transformados em itens completos para consumo. Envolve etapas importantes, como a fabricação, a embalagem e o empacotamento.
Logística de suprimentos
A função da logística de suprimentos é adquirir os insumos necessários para o setor de produção, evitando que a ausência desses itens atrase a atividade.
Logística de distribuição
Nesse tipo de logística, acontece a entrega efetiva de um item ao seu comprador. Aqui, é feito o planejamento de rotas e a escolha do transporte mais adequado para um resultado satisfatório para cliente e empresa.
Logística reversa
Por fim, temos a logística reversa cujo foco é no retorno do produto, ou o que sobrou dele, para a empresa. Esse material pode ser descartado corretamente ou reutilizado. Com isso, há diminuição na produção de resíduos e menos custos para a organização e para o consumidor também.
Como os armazéns gerais podem otimizar as operações de armazenamento e distribuição?
Como vimos, uma logística eficiente é essencial para o desempenho das empresas no que diz respeito à segurança das mercadorias, à alimentação do estoque, à distribuição no prazo estipulado, dentre outros pontos.
Neste quesito, uma das atividades da logística que se destaca bastante é a armazenagem, realizada pela própria empresa ou por um espaço privado, também chamado de armazém geral ou de distribuição.
Os armazéns gerais se dedicam exclusivamente à armazenagem de materiais, realizando outras pequenas tarefas relacionadas, como a conferência, o controle, a movimentação, a estocagem e a expedição dos itens.
Essas tarefas são executadas com sistemas modernos de gestão e controle, com equipe treinada e espaços adequados para a guarda de produtos que, muitas vezes, precisam aguardar um bom tempo até seguirem para a distribuição.
Além disso, o armazém logístico ocupa uma localização estratégica para facilitar o escoamento de todos os itens comercializados.
Desta forma, os armazéns gerais são uma estratégia fundamental para uma logística eficiente, contribuindo ativamente para o desempenho de todas as outras etapas, para a satisfação do cliente e para o sucesso da organização.
Conheça a Fabrício Armazéns
Clique no banner para entrar em contato e agendar sua visita:
A Fabrício Armazéns oferece uma estrutura completa em armazenagem, com um complexo logístico bem localizado e 240.000 m² de extensão. São 83 pavilhões, com média geral de 1.300 m² por ambiente.
Com terminal ferroviário próprio, a Fabrício Armazéns otimiza o trabalho dos meios de transporte, oferecendo duas entradas de acesso, essenciais para evitar o congestionamento de veículos.
Todas as ruas do complexo são largas, asfaltadas e com área de estacionamento. E, claro, a Fabrício Armazéns tem uma equipe treinada e capacitada para desenvolver um trabalho de qualidade com todas as mercadorias armazenadas. Venha conhecer de perto essas e outras vantagens da Fabrício Armazéns.
Categorias: Logística