Transporte Ferroviário

Qual a importância do modal de transporte ferroviário?

Qual a importância do modal de transporte ferroviário?

Mesmo que todo o potencial do transporte ferroviário ainda não seja aproveitado no país, ele ainda impacta de forma significativa a economia e a logística de movimentação de cargas. No entanto, com as concessões projetadas para o futuro e o novo Plano Nacional anunciado, esse setor ganhará ainda mais relevância. 

Quer entender melhor a importância do transporte ferroviário? Acompanhe o artigo até o final. 

O modal de transporte ferroviário

O modal de transporte ferroviário movimenta-se por meio de linhas férreas, constituídas de trilhos. Sua principal função é o transporte de cargas de grande volume e peso, como também o de passageiros. 

A importância do transporte ferroviário

É inegável negar a importância do transporte ferroviário como patrimônio histórico nacional. Isso porque a ferrovia faz parte da história das cidades e também dos moradores. E, uma prova disso é o grande número de museus e exposições sobre este tema. 

Mas, além disso, existem outros fatores que destacam sua relevância. Confira a seguir. 

Vantagens econômicas

O impacto econômico é um dos principais elementos que revelam a importância do transporte ferroviário para o país. Isso em um setor que até então não recebeu muito investimento.

Atualmente, em todo o país, o ferroviário emprega cerca de 80 mil pessoas. Além disso, ele também é responsável pelo desenvolvimento e crescimento de muitas cidades e municípios. 

Infraestrutura

O transporte ferroviário possui um papel fundamental quando o assunto é a movimentação de cargas

Ele é o responsável não apenas por transportar insumos agrícolas, siderúrgicos e químicos para todo o país, como também é uma das principais fontes de abastecimento dos portos nacionais. 

Custos

Uma das principais vantagens é que toda a importância do transporte ferroviário não é proporcional aos custos que ele gera. 

Pois, além de possuir um custo de frete reduzido, também não gera muita despesa com manutenção, não existe cobrança de pedágio, e possui um índice menor de roubos e acidentes. 

Sustentabilidade

Diferente das rodovias, o transporte ferroviário gasta pouca energia e são muito menos poluentes. Inclusive, já existem alguns modelos de trens que utilizam biodiesel, combustível que possui mínimo impacto ambiental

Conheça a Fabrício Armazéns

Com os novos investimentos, planos de expansão e concessões do governo, a importância do transporte ferroviário só vai crescer. 

Nesse sentido, as empresas que se adaptarem ao modal mais rapidamente terão seus lucros aumentados e custos reduzidos significativamente, aumentando sua competitividade perante ao mercado.

No entanto, por outro lado, a busca pelo modal vai crescer, fazendo os preços aumentarem. Portanto, ir à procura do serviço agora garantirá uma vantagem à empresa.

Melhor ainda, se a linha ferroviária estiver acoplada com um Parque Logístico bem localizado com uma infraestrutura completa e otimizada para dar mais agilidade à logística das empresas. 

Esse é o caso da Fabrício Armazéns, que está localizada em Triunfo-RS, e possui proximidade ao Terminal Hidroviário Santa Clara e as principais rodovias.

Além disso, possui linha férrea e oficina própria, espaço amplo e coberto com muito espaço para a movimentação de caminhões, e prédio administrativo com vestuário e restaurante. 

Clique no banner e agende uma visita na linha férrea da Fabrício Armazéns:

Ou seja, um armazém logístico completo para você reduzir custos, ampliar a capacidade de entrega e otimizar sua logística – aumentando a satisfação dos clientes e expandindo o seu negócio.

Conte com a Fabrício.

Categorias: Transporte Ferroviário