O avanço contínuo da tecnologia permite o surgimento de ferramentas que auxiliam na otimização de inúmeros processos. Nesse sentido, para que a empresa não perca sua competitividade, é necessário estar atento às mudanças relacionadas à Indústria 4.0 na armazenagem.
A Indústria 4.0 tem como objetivo principal tornar os processos mais ágeis por meio da tecnologia. Com uma ampla coleta de dados, é possível identificar e corrigir gargalos, reduzir custos e tornar o processo de tomada de decisão muito mais eficiente.
Portanto, a Indústria 4.0 na armazenagem tem como objetivo otimizar a carga e descarga, facilitar os processos e reduzir o tempo de separação de pedidos. Além de otimizar outros fatores que impedem a empresa de se tornar produtiva.
Principais características da Indústria 4.0 nas empresas
Com o avanço tecnológico, as indústrias, hoje, contam com possibilidades que eram inimagináveis há alguns anos, como o uso de tecnologia para otimizar, comunicação integrada e coleta de dados.
Todos esses fatores surgem para permitir que as empresas tornem sua administração muito mais consistente, já que é possível contar com uma base de dados sólida e o monitoramento dos processos em tempo real.
Desse modo, é possível tomar decisões cada vez mais assertivas e promover o aprimoramento dos processos de forma contínua. Isso significa um aumento significativo no lucro e maior competitividade diante do mercado.
Dica: Logística de transporte: como planejar para economizar
Desafios para as empresas
Além dos benefícios gerados para as empresas que se adequam e se renovam para receber a Indústria 4.0, existem também os desafios.
Diante do uso de ferramentas tecnológicas para otimizar os setores de produção, é possível observar um aumento significativo da competitividade mundial.
Por conta disso, é fundamental que as empresas tornem-se capazes de acompanhar as mudanças e transformar as dinâmicas de trabalho de forma cada vez mais rápida para não ficarem para trás.
Nesse sentido, é necessário:
- implementar tecnologias de forma ágil;
- aprimorar a gestão de forma que se consiga acompanhar a evolução de todos os setores da empresa;
- atualizar as formas de comunicação com os clientes;
- atrair e reter talentos, visto que, o avanço tecnológico demanda por profissionais cada vez mais qualificados.
Indústria 4.0 na armazenagem
Quais são as principais mudanças no processo de armazenagem? Como elas conseguiram transformar positivamente o processo de armazenamento? As empresas que estão se qualificando e buscam atualizar seus sistemas conseguem proporcionar excelentes resultados, como é o caso da Fabrício Armazéns.
A Indústria 4.0 na armazenagem traz consigo inúmeras mudanças que vão desde o gerenciamento de atividades, o controle do estoque até o registro de informações.
Para acompanhar as novidades, as empresas estão cada vez mais buscando qualificação e atualizando seus sistemas para alcançarem bons resultados.
Atualmente, os principais problemas encontrados na armazenagem são:
- registro de dados em papel ou planilhas, o que além de gerar custos, atrasa o repasse das informações e não há um sistema de organização eficiente;
- há mais incidências de erros, já que boa parte das anotações e preenchimento de fichas, cadastros e planilhas são feitas de forma manual;
- deslocamentos e movimentações para a separação de pedidos levam tempo, o que ocasiona atrasos na carga e descarga, e na entrega;
- gestão do inventário e do estoque não é detalhado, o que pode levar à avaria de produtos, espaço mal aproveitado, excesso de algum tipo de mercadoria, dentre outros problemas.
Com a implementação da Indústria 4.0 na armazenagem, podemos destacar que:
- não há a necessidade de escrever ou digitar códigos, dados, endereços de armazenamento, pois tudo é feito de modo digital, por meio do leitor de código de barras;
- o tempo de deslocamento para a separação de pedidos é reduzido, graças aos armazéns robóticos que facilitam a movimentação das mercadorias;
- há maior rastreabilidade, portanto, localizar produtos nas prateleiras se torna mais fácil;
- possibilidade de realizar a gestão de estoque com o auxílio de drones, o que reduz a perda de materiais;
- picking por comando de voz: o operador é orientado sobre qual produto deve separar em seguida, agilizando o processo;
- robôs autônomos para a movimentação de mercadorias sem a interferência humana.
Indústria 4.0 no transporte de cargas
Assim como a Indústria 4.0 está transformando a armazenagem, há mudanças também no transporte de cargas.
Algumas novidades podem ser destacadas:
- rastreabilidade: maior monitoramento e controle sobre o andamento dos veículos de transporte, permitindo assim, escolher rotas alternativas em casos de engarrafamento e solucionar outros problemas inesperados com agilidade;
- redução de custos referentes ao combustível: dados obtidos a partir dos tanques dos caminhões permitem que a empresa abasteça com exatidão, evite furtos e determine padrões mais econômicos de direção;
- manutenção preventiva: com uma base de dados sólida, é possível fornecer mais segurança ao condutor e garantir que o veículo não fique inoperante por quebra de peça, desgaste de pneus ou outros problemas.
Portanto, apesar de a Indústria 4.0 na armazenagem e no transporte de carga solicitar que os negócios se adaptem, as mudanças são benéficas e têm como objetivo tornar os processos mais produtivos.
Para que a adaptação ocorra de forma mais fácil, contar com empresas parceiras, que também estejam atentas às mudanças organizacionais da Indústria 4.0, é fundamental.
A Fabrício Armazéns oferece galpões logísticos modernos, pensados exclusivamente para o melhor aproveitamento de espaço e adaptáveis para a implementação das tecnologias citadas.
Clique no banner e entre em contato com a Fabrício:
Por exemplo, nosso armazém logístico conta com uma oficina própria, assim, é possível desenvolver alguma atividade de manutenção preventiva com mais facilidade. Conheça nossa estrutura.
Categorias: Logística