Logística de distribuição: entenda como funciona

A logística de distribuição deve atender a um objetivo muito valioso para a empresa: garantir a satisfação do seu cliente com a entrega correta e rápida de um produto com o menor custo possível. Vamos saber, na prática, como isso funciona?
A logística de distribuição é um conjunto de atividades cuja função é viabilizar a entrega de uma mercadoria ao seu comprador, em tempo hábil e em segurança, com custos competitivos para a empresa.
A logística de distribuição otimiza todos os processos de transporte, estocagem, armazenagem, distribuição e entrega de mercadorias. Por isso, a sua execução correta é muito importante.
Com uma boa gestão dessa atividade, a empresa percebe várias vantagens, como entregas mais ágeis, maior controle dos processos, melhor gestão de estoque, roteiros mais eficientes e, por fim, a redução de custos.
A logística de distribuição é dividida em algumas etapas importantes. São elas:
O transporte é um dos pontos da logística que mais encarece a atividade. Nessa etapa, deve ser definido o tipo de transporte mais adequado para a entrega, sempre visando a qualidade e a redução de despesas.
Aqui é o momento de checar todos os dados referentes à entrega e ao produto para evitar erros. A satisfação do cliente deve ser primordial e, por isso, é uma tarefa que requer muita atenção.
Dica: Armazéns logísticos: quais os benefícios da sua utilização?
O frete é um fator determinante para que uma compra seja ou não efetivada. Segundo uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 63,9% das pessoas entrevistadas afirmam que o valor cobrado pelo frete é motivo para o abandono do carrinho de compras.
Por esta razão, o frete deve ser calculado de forma que seja vantajoso para o cliente e para a empresa.
Nesta etapa, são criados os trajetos de entrega que devem ser rápidos, seguros e econômicos.
Aqui, temos o acompanhamento das ações executadas, realizado por meio dos indicadores de desempenho. É o momento de verificar dados, identificar falhas, pensar em melhorias e aperfeiçoar cada etapa.
Para ser eficiente e cumprir bem o seu papel, a logística de distribuição precisa seguir um passo a passo importante. Confira a sequência:
Um armazém geral atua como um parceiro da empresa, fazendo com que os seus processos logísticos aconteçam com mais agilidade e eficiência. Conheça as vantagens:
A empresa consegue entregar seus produtos mais rapidamente, já que o armazém geral está, estrategicamente, próximo a ferrovias, rodovias, portos e outros pontos de escoamento.
O armazém conta com equipe própria, treinada e qualificada para executar todas as funções. Assim, os processos ganham agilidade, se tornam mais produtivos, além de estarem menos suscetíveis a erros.
Por meio do armazém geral, a empresa define um setor específico para a sua logística de distribuição e permite que ela aconteça da forma correta, com direcionamento, competência e sempre com ótimos resultados.
Investir em um armazém geral é mais barato do que montar e gerenciar um espaço próprio. Ao fazer essa escolha, a empresa só precisará fechar o contrato e avaliar a parceria ao longo do tempo, claro. Mas, não deverá se preocupar com trâmites burocráticos, gestão de pessoal, gestão operacional, etc.
Clique no banner e agende uma visita na Fabrício Armazéns:
A Fabrício Armazéns atua há mais de 30 anos no segmento de armazenagem, orientando e auxiliando diversas empresas na gestão de suas mercadorias, otimizando seus processos logísticos. Conheça nossos diferenciais:
Venha conhecer de perto nossos serviços e aproveite todas as vantagens que o nosso complexo de armazenagem tem a oferecer.
Categorias: Logística