A logística de distribuição deve atender a um objetivo muito valioso para a empresa: garantir a satisfação do seu cliente com a entrega correta e rápida de um produto com o menor custo possível. Vamos saber, na prática, como isso funciona?
O que é a logística de distribuição?
A logística de distribuição é um conjunto de atividades cuja função é viabilizar a entrega de uma mercadoria ao seu comprador, em tempo hábil e em segurança, com custos competitivos para a empresa.
Qual a importância da logística de distribuição para uma empresa?
A logística de distribuição otimiza todos os processos de transporte, estocagem, armazenagem, distribuição e entrega de mercadorias. Por isso, a sua execução correta é muito importante.
Com uma boa gestão dessa atividade, a empresa percebe várias vantagens, como entregas mais ágeis, maior controle dos processos, melhor gestão de estoque, roteiros mais eficientes e, por fim, a redução de custos.
Quais são as etapas?
A logística de distribuição é dividida em algumas etapas importantes. São elas:
Gestão de transporte
O transporte é um dos pontos da logística que mais encarece a atividade. Nessa etapa, deve ser definido o tipo de transporte mais adequado para a entrega, sempre visando a qualidade e a redução de despesas.
Checagem e expedição de mercadorias
Aqui é o momento de checar todos os dados referentes à entrega e ao produto para evitar erros. A satisfação do cliente deve ser primordial e, por isso, é uma tarefa que requer muita atenção.
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Controle de frete
O frete é um fator determinante para que uma compra seja ou não efetivada. Segundo uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 63,9% das pessoas entrevistadas afirmam que o valor cobrado pelo frete é motivo para o abandono do carrinho de compras.
Por esta razão, o frete deve ser calculado de forma que seja vantajoso para o cliente e para a empresa.
Roteirização
Nesta etapa, são criados os trajetos de entrega que devem ser rápidos, seguros e econômicos.
Análise de indicadores de desempenho
Aqui, temos o acompanhamento das ações executadas, realizado por meio dos indicadores de desempenho. É o momento de verificar dados, identificar falhas, pensar em melhorias e aperfeiçoar cada etapa.
Como funciona a logística de distribuição?
Para ser eficiente e cumprir bem o seu papel, a logística de distribuição precisa seguir um passo a passo importante. Confira a sequência:
- O setor recebe e confere os pedidos que chegam ao local;
- É feita a separação das mercadorias, o que chamamos de picking;
- Ao sair do estoque para a entrega, o produto é conferido novamente;
- O produto é embalado;
- É feita a análise do roteiro de entrega;
- É feita a análise dos meios de transporte utilizados e das informações relativas ao frete;
- É hora do controle do processo através dos indicadores de desempenho;
- Por fim, é realizada a averiguação da chegada do produto nos pontos de venda ou na casa do consumidor.
Quais os benefícios de contratar um armazém geral para otimizar a logística de distribuição?
Um armazém geral atua como um parceiro da empresa, fazendo com que os seus processos logísticos aconteçam com mais agilidade e eficiência. Conheça as vantagens:
Entregas mais rápidas
A empresa consegue entregar seus produtos mais rapidamente, já que o armazém geral está, estrategicamente, próximo a ferrovias, rodovias, portos e outros pontos de escoamento.
Equipe técnica qualificada
O armazém conta com equipe própria, treinada e qualificada para executar todas as funções. Assim, os processos ganham agilidade, se tornam mais produtivos, além de estarem menos suscetíveis a erros.
Organização da logística de distribuição
Por meio do armazém geral, a empresa define um setor específico para a sua logística de distribuição e permite que ela aconteça da forma correta, com direcionamento, competência e sempre com ótimos resultados.
Melhor custo-benefício
Investir em um armazém geral é mais barato do que montar e gerenciar um espaço próprio. Ao fazer essa escolha, a empresa só precisará fechar o contrato e avaliar a parceria ao longo do tempo, claro. Mas, não deverá se preocupar com trâmites burocráticos, gestão de pessoal, gestão operacional, etc.
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