A gestão de estoque, quando bem feita, se torna uma das principais responsáveis pelo crescimento de uma empresa.
Isso porque trata-se do setor que vai fazer com que todos os outros se movimentem. Ou seja, impacta diretamente na produção, distribuição, compras e vendas.
Por interferir em todos esses processos logísticos, o gerenciamento de estoque tem o poder de elevar ou baixar os custos, e comprometer ou otimizar a viabilidade operacional.
No entanto, por causa da transformação digital e a explosão dos e-commerces, o fluxo de estoque e armazenagem aumentou significativamente, o que pode tornar o gerenciamento mais difícil para algumas empresas.
Em contrapartida, atualmente já existem inúmeros modos de modernizar a gestão de estoque e otimizá-la, para tornar mais fluida e organizada. Vamos conferir quais são esses meios?
Modernizar os equipamentos
A revolução tecnológica, impulsionada pela indústria 4.0, praticamente tornou obrigatório a modernização das organizações, com o intuito de implementar ferramentas para tornar os processos internos mais ágeis.
E não se trata apenas de ganhar velocidade na realização de tarefas diárias, mas principalmente a introdução de uma gestão de estoque mais inteligente, que tem como objetivo principal a redução de custos.
Nesse sentido, ao modernizar o maquinário e contar com softwares, a empresa será capaz de coletar dados importantes para que seu controle, compra e registro de mercadorias sejam mais práticos e eficientes.
A partir de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e o 5G, a troca de dados será realizada em tempo real.
Planilhas e listas feitas a mão e altamente suscetíveis a erros deixarão de ser usadas. A automação impactará positivamente no modo em que as informações sobre os processos internos são obtidas e compartilhadas, evitando falhas e erros.
Qualificação dos colaboradores
Qualificar os colaboradores é tão importante quanto implementar novas tecnologias na gestão de estoque.
Isso porque, quanto mais capacitada é uma equipe, melhor será seu desempenho, o nível de produtividade aumentará e o retrabalho será reduzido de forma significativa, pois a incidência de erros também será menor.
Além disso, o trato de mercadorias também será mais cuidadoso e atencioso, evitando produtos defeituosos ou, até mesmo, a quebra de itens.
Análise de dados
Uma das maiores mudanças com a utilização da tecnologia no ambiente de trabalho é o recolhimento de dados.
Como foi mencionado no primeiro tópico, a coleta de dados em tempo real mudará a forma em que a gestão de estoque é realizada.
A partir de tecnologias que permitem a análise dos dados coletados, será possível identificar quais produtos possuem mais demanda em determinada época do ano, quantas mercadorias ainda estão disponíveis e quais necessitam de reposição.
Além disso, a inspeção de qualidade é otimizada, pois sabe-se de forma automática onde os produtos se encontram e como está o ambiente.
Dessa forma, a compra se torna consciente, evitando o desperdício, a avaria de mercadorias, e a perda de vendas por falta de produto no estoque reduz drasticamente.
Organização do estoque
Para facilitar a gestão de estoque, é fundamental que ele seja organizado de acordo com o tamanho, peso e a demanda dos produtos.
Assim, ganha-se muito mais em agilidade se as mercadorias com altas saídas estiverem posicionadas em lugares mais fáceis de movimentar.
Mais uma dica
Outro ponto primordial é contar com um galpão moderno e que possua um layout funcional, especialmente pensado para otimizar o fluxo de pessoas e itens, reduzindo assim o tempo de locomoção e de carga e descarga.
A melhor opção para otimizar a gestão do seu estoque e garantir a integridade de suas mercadorias é alugar um galpão logístico da Fabrício Armazéns.
Com um ambiente moderno e prático, os galpões da Fabrício foram especialmente pensados e estruturados para proporcionar uma excelente experiência de estoque e armazenagem para as empresas.
Clique o banner para agendar uma visita:
Categorias: Logística