O que é packing na logística? Saiba tudo sobre esta etapa

Dentro da logística, o packing é uma atividade que se destaca bastante, pois está diretamente ligada à satisfação do cliente e à integridade da mercadoria comercializada. Por isso, o packing exige muita atenção e organização ao ser executado. Vamos saber mais sobre esse processo?
O packing é a etapa da logística responsável pela embalagem e empacotamento de mercadorias que serão levadas para o consumidor final. Apesar de parecer uma tarefa simples, é um processo que pode contribuir para fortalecer ou para prejudicar a relação entre empresa e cliente.
O packing é uma das etapas finais do processo de venda e se inicia logo depois que a mercadoria é retirada do estoque.
No setor de empacotamento, é escolhida a embalagem mais adequada, que garanta a segurança do item durante todo o trajeto até o destino final. Atingir esse objetivo depende de alguns fatores, portanto, é preciso observar:
Os termos são semelhantes e, muitas vezes, confundidos. Mas, packing e picking são atividades bem diferentes, embora sejam complementares.
O picking é a etapa de separação e coleta da mercadoria na área de estoque. A atividade antecede o packing que, como vimos, é o processo de embalagem do produto comercializado.
Packing e picking são tarefas que dependem diretamente uma da outra e exigem muita atenção do profissional responsável, a começar pela coleta da mercadoria. Afinal, de nada adianta montar uma embalagem perfeita se o produto enviado não é aquele que o cliente espera, não é mesmo?
Além disso, o packing só deve acontecer se o produto apresentar condições físicas perfeitas, o que também depende da forma com que ele é manuseado no picking e ao longo do trajeto até o setor de embalagem.
Para que a logística ocorra com rapidez e eficiência, é fundamental que picking e packing atuem de forma integrada e otimizada, sempre em busca da satisfação do consumidor.
Leia mais: O que é picking e quais são seus benefícios?
Como vimos, o packing é uma etapa essencial no ciclo de venda de um produto por vários motivos. O principal deles é a segurança das mercadorias, que devem chegar intactas ao seu destino final, garantindo a satisfação do consumidor.
Além de proteger e resguardar, a embalagem pode fazer parte de uma estratégia de marketing com foco em melhorar a experiência do cliente naquele primeiro contato. Essa é uma maneira de estreitar e fortalecer a relação entre empresa e consumidor.
O packing também pode ajudar na redução de custos da empresa, o que acontece por meio da unitização de mercadorias. Em vez de usar uma caixa para apenas um produto, é possível reunir vários itens em um único volume, desde que o destino seja o mesmo, obviamente.
Por fim, podemos citar como vantagens de um bom packing o aumento da produtividade, a satisfação do usuário, a redução das devoluções dos produtos, o fortalecimento da imagem da empresa e a oportunidade de mostrar nesta etapa aquele diferencial que uma organização tanto busca.
Agora que você já entendeu o que é o packing e sabe da sua importância, que tal conhecer um complexo de armazenagem que executa essa e outras atividades logísticas com excelência, compromisso e experiência?
Clique no banner para entrar em contato e agendar sua visita:
A Fabrício Armazéns tem a melhor solução em armazenagem de mercadorias da região. São mais de 30 anos de experiência no segmento, com diferenciais e serviços exclusivos, como o terminal ferroviário próprio e localização privilegiada.
Temos uma equipe treinada, estrutura moderna e completa para atender todas as necessidades da sua empresa e do seu cliente. Venha conhecer de perto todas as vantagens que um parque logístico de excelência tem a oferecer.
Categorias: Logística