O que é transporte ferroviário e como funciona?

A escolha de um bom modal é de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa, uma vez que esse meio de transporte será o responsável pela movimentação segura das suas mercadorias. Fazer essa escolha é uma tarefa desafiadora devido às muitas opções de modal e suas características específicas. Para ajudar você nessa análise, vamos definir o que é o transporte ferroviário e quais são as suas vantagens para o sucesso do seu negócio.
O transporte ferroviário é aquele realizado por meio de vagões que se locomovem em estruturas de ferro, chamadas de ferrovia.
Esse meio de transporte teve o seu auge entre os séculos IX e XX, movimentando pessoas e mercadorias entre os mais diferentes locais, contribuindo para o crescimento de empresas comerciais, circulação de pessoas e desenvolvimento das cidades.
Apesar da popularidade ter reduzido com o passar do tempo, especialmente, com a construção das rodovias, o transporte ferroviário ainda é muito presente, com atuação em todos os continentes, principalmente naqueles com grande extensão territorial.
Dentro do setor logístico, o transporte ferroviário foi um dos mais promissores. Aliás, era o principal modal responsável pelo transporte de cargas. Atualmente, existem outros tipos de modais, sendo os principais:
O transporte ferroviário possui características que também são reconhecidas como benefícios para as empresas que aderem a esse modal. Veja quais são:
O modal mais indicado para percorrer longas distâncias é o ferroviário, pois tem baixo consumo de combustível e possui uma linha férrea que corta todo o país, alcançando os lugares mais distantes dos grandes centros urbanos.
Agende uma visita e venha conhecer de perto a nossa estrutura:
Cargas pesadas, como minérios e produtos agrícolas, são as mais transportadas pelo modal ferroviário devido à sua ampla capacidade. Alguns trens modernos têm até 100 vagões, comportando um enorme número de produtos transportados.
Outra característica do transporte ferroviário é o baixo custo. Como o modal dificilmente precisa de manutenção ou sofre com imprevistos durante o trajeto, há uso eficiente de combustível e boa conservação da estrutura, refletindo em fretes mais baratos e ótimo custo-benefício ao longo do tempo.
O transporte ferroviário é mais seguro porque os acidentes e roubos são reduzidos, muito diferente do transporte rodoviário, por exemplo. É mais uma vantagem para as empresas que terão seus produtos com mais segurança durante o trajeto.
Um dos modais menos poluentes é o transporte ferroviário. O grande volume de carga, a entrega sem atrasos e o baixo consumo de combustível são características que causam baixo impacto ambiental. Essa é uma qualidade importante que também deve ser levada em consideração pela empresa, já que responsabilidade social é um dever de todos.
Dentro da logística do transporte ferroviário, a Fabrício Armazéns se destaca. A empresa oferece aluguel de armazéns logísticos para negócios que não possuem espaço próprio para guardar suas mercadorias ou necessitam de um ambiente qualificado.
Além de uma estrutura completa de armazenamento, a Fabrício Armazéns conta com terminal ferroviário próprio, facilitando as movimentações realizadas por esse modal e ampliando a sua atuação no país.
Conheça mais sobre a Fabrício Armazéns e aproveite todas as vantagens do parque logístico para a sua empresa.
Categorias: Transporte Ferroviário