Armazéns Logísticos

Processo de armazenagem: passo a passo

Processo de armazenagem: passo a passo

O processo de armazenagem faz parte da cadeia logística de uma empresa. Trata-se de uma tarefa operacional, que se divide em diversas etapas, cada uma delas com sua importância para que o gerenciamento dos produtos aconteça do jeito certo e dentro do esperado. Conheça a seguir todas as etapas que compõem o processo de armazenagem e qual sua real importância.

Processo de armazenagem: o que é?

A armazenagem é um processo que, por meio de etapas, faz o gerenciamento e a organização de produtos desde o seu recebimento até a sua expedição, ou seja, a sua liberação para entrega.

É um processo muito importante não só porque mantém os produtos organizados e bem alocados, mas, principalmente, porque ele também é responsável pela integridade do que é armazenado, garantindo a qualidade dos objetos.

Além disso, a armazenagem influencia diretamente no valor do frete repassado ao cliente e também no prazo de entrega, dois fatores cruciais e determinantes no processo de escolha do cliente.

Dica: Soluções logísticas em armazenagem e distribuição

Passo a passo na armazenagem

O processo de armazenagem, como já foi dito, é dividido em seis etapas. Todas elas serão explicadas com mais detalhes a seguir. Confira:

1. Recebimento de produtos;

A primeira etapa é o recebimento de produtos que acontece normalmente no setor de descarregamento dos objetos. Ela logo deve ser seguida imediatamente pela parte 2, a seguir.

2. Conferência;

A conferência é a fase em que são analisados o prazo de validade, as condições físicas do material, o controle das notas fiscais, a quantidade das peças, etc. 

Após a conferência, as mercadorias recebem um código de barras e são levadas para o seu local de armazenagem. Nesse código de barras constam informações importantes, como número de série, fabricação, validade, etc.

Por meio dessa numeração, os materiais serão endereçados e monitorados dentro do armazém durante toda a movimentação das cargas.

3. Estocagem;

Nessa etapa, os produtos são acondicionados dentro do setor de armazenagem, com localização estipulada pelo código de endereçamento. 

A partir dessa etapa, os itens já fazem parte do setor de estoque do armazém e devem ser manuseados com muito cuidado para que não se “percam” entre os demais. 

A movimentação dos objetos deve ser feita com máquinas específicas e de acordo com as características de cada item. Também é durante a estocagem que é feito o inventário, um controle mais específico de tudo que existe no estoque.

Dica: Estocagem e armazenagem: entenda as diferenças

4. Separação;

Também chamado de picking, é a etapa em que os produtos são preparados para a entrega. A separação acontece por meio das informações de endereçamento que cada objeto recebeu quando chegou.

Esses itens são levados para uma área específica e aguardam a etapa seguinte.

5. Embalagem;

Essa etapa não é obrigatória em todos os processos, uma vez que o objeto comercializado pode já estar devidamente embalado para entrega.

Contudo, se for necessário, é preciso levar em conta a durabilidade da embalagem para conservar o produto da melhor forma possível durante o trajeto de entrega.

6. Expedição;

A última etapa do processo de armazenagem é a expedição, quando os produtos já foram devidamente verificados, notificados no sistema, embalados e partem para o seu destino.

Notas fiscais, endereço de entrega e demais detalhes da operação devem ser feitos com muita atenção para evitar confronto de informações.

Armazéns logísticos: otimizando o processo de armazenagem 

Como vimos, o processo de armazenagem é uma tarefa que exige muita atenção da equipe que executa esse trabalho. A falha em uma determinada etapa compromete todas as outras, gerando retrabalho, despesas indevidas, atrasos na entrega, perda ou avaria de produtos e insatisfação do cliente devido à demora no recebimento do produto.

Por isso, uma alternativa interessante e que facilita muito o processo de armazenagem é a terceirização dessa atividade por meio dos armazéns logísticos

Dica: Armazéns logísticos: Quais os benefícios da sua utilização

A Fabrício Armazéns, por exemplo, possui uma estrutura completa, ampla experiência no mercado e utiliza tecnologias modernas garantindo um gerenciamento completo e seguro de todos os produtos armazenados.

Clique no banner abaixo para entrar em contato com a Fabrício:

Dessa forma, o seu processo de armazenagem se torna muito mais rápido, produtivo, seguro, eficiente e coerente com as necessidades da sua organização.

Agora você já sabe a importância e como implementar o processo de armazenagem na sua empresa. Mas, caso queira delegar essa atividade para uma equipe que domina o assunto, conte com a Fabrício Armazéns. Teremos o maior prazer em oferecer o melhor dos nossos serviços para a sua empresa.

Categorias: Armazéns Logísticos , Logística