Logística

As principais tendências na logística para os próximos anos

As principais tendências na logística para os próximos anos

As mudanças tecnológicas atingiram todo o mundo empresarial, independente da área ou setor, especialmente na logística.  

Tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), o Big Data e a Inteligência Artificial vêm mudando bastante a forma com que as organizações atuam internamente. 

Esse movimento, conhecido como Indústria 4.0 chega para demonstrar o quanto é preciso se atualizar para atender às novas necessidades dos clientes, otimizar o tempo e melhorar os processos. 

Para que as empresas se mantenham competitivas diante do novo mercado que está se formando, é preciso estar atento às novidades. Vamos conferir quais são as principais tendências na logística para os próximos anos?

Business Intelligence (Softwares para decisões)

Uma das principais tendências na logística é o Business Intelligence (BI). Ou, como é popularmente conhecido, o software para decisões. 

A tecnologia coleta e analisa dados e informações relevantes sobre os processos internos de uma empresa, gerando insights e facilitando a tomada de decisão. 

Dessa forma, o gestor consegue visualizar os procedimentos de um setor. É possível identificar a origem e o motivo de falhas, promover melhorias de forma mais assertiva e otimizar o gerenciamento dos recursos financeiros. 

Um exemplo prático da aplicação do BI na logística é fornecer ao cliente um acompanhamento detalhado das etapas de envio da mercadoria que ele comprou, transmitindo mais segurança e aproximando o consumidor.

Otimização

Com o objetivo de ampliar a atuação sem aumentar os custos, muitas empresas do ramo estão investindo na otimização para acelerar processos.

Uma das tendências na logística capaz de reduzir o tempo ocioso, é o cloud computing. A computação em nuvem permite o compartilhamento de informações em tempo real.

Dessa forma, os números do estoque são atualizados constantemente, permitindo que haja um maior controle das mercadorias, assim as compras podem ser adiadas ou até antecipadas.

Além das chances de perder um cliente por não ter uma mercadoria em estoque serem reduzidas drasticamente, também há um ganho imenso na agilidade dos processos. 

Automação

A automação é uma das tendências na logística que vai crescer muito nos próximos anos.

Atualmente, já é possível  investir em sistemas para monitoramento de veículos e rastreamento de cargas

Dessa forma, é possível evitar atrasos no transporte, reduzir falhas na entrega e inibir furtos. Tornando o serviço de frete muito mais rápido e seguro, reduzindo os custos da empresa e impactando diretamente na satisfação do cliente. 

Um exemplo prático é o transporte autônomo que utiliza a IoT. Nos Estados Unidos, muitas entregas já são feitas por caminhões sem motoristas. Tudo é controlado por softwares  e informações sobre o clima e o trânsito são atualizadas em tempo real.

Outra forma de otimizar o transporte de cargas, é por meio do aluguel de galpões logísticos. Isso porque, é possível escolher armazéns que estejam bem localizados e possuam uma estrutura moderna pensada na movimentação dos caminhões.

Desse modo, o tempo de carga e descarga, e os custos, como o combustível, são reduzidos.

Gestão sustentável

Com tanta tecnologia em mãos, é esperado que uma das próximas tendências na logística seja sobre gestão ambiental. 

Dica: Logística sustentável: como adotar esta prática

Isso porque, esse gerenciamento tem como objetivo controlar melhor os recursos para prevenir falhas na operação e desperdícios. 

Ou seja, através do Big Data e Data Analytics, coleta e análise de dados, é possível implementar tanto uma manutenção preventiva quanto gerenciar melhor o uso de pneus e combustível, por exemplo.

Dessa forma, as despesas e os imprevistos, como quebra, falha mecânica, falta de combustível, são reduzidos. E, a capacidade de entrega e o orçamento da empresa aumentam consideravelmente. 

Capacitação dos colaboradores

Nada do que foi mencionado anteriormente pode ser colocado em prática se os colaboradores não acompanharem a evolução tecnológica.

Por isso, a capacitação de funcionários é uma das tendências na logística mais importantes para os próximos anos. 

Um dos principais benefícios da implementação de novas tecnologias nos procedimentos internos é a agilidade. Essa característica acompanha as novas exigências dos clientes. 

Atualmente, muito se fala sobre a importância de melhorar a experiência do cliente. E para isso ser possível, não adianta rastrear a movimentação do pedido e o atendimento deixa a desejar. 

Por isso, investir em atendimento transforma a relação da empresa com seus clientes. Esse fator pode ser crucial na fidelização dos consumidores.

Portanto, as mudanças tecnológicas não devem ser vistas como mais um custo adicionado no orçamento da empresa. A modernização do setor de logística traz muitos benefícios para as instituições. 

Fabrício Armazéns

Uma das principais vantagens de acompanhar as tendências na logística é justamente a redução de custos, que  pode ser obtida também com o aluguel de um galpão. Um espaço moderno, bem localizado e bem estruturado para a movimentação de caminhões faz diferença nas estratégias de logística. Conheça os galpões da Fabrício Armazéns

Nosso Parque Logístico é próximo do Complexo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, e possui fácil acesso ao Terminal Hidroviário Santa Clara, além de ter linha férrea própria. 

Clique no banner e conheça o Terminal Ferroviário da Fabrício Armazéns:

Reduza seus custos com transporte de carga. Agende uma visita e conheça nossa estrutura.

Categorias: Logística