Na hora de planejar onde ficarão armazenadas as mercadorias da sua empresa, é preciso avaliar bem quais são as opções que existem no mercado. A escolha vai influenciar de forma significativa no orçamento e na logística, estimulando ou não o crescimento da empresa.
Pensando nisso, reunimos as principais informações sobre os tipos de armazéns logísticos, desde características até vantagens e desvantagens. Acompanhe!
Tipos de armazéns logísticos
Os tipos mais populares de armazém são o próprio e o terceirizado. Geralmente, eles são as primeiras opções dos gestores. No entanto, existem outras alternativas que devem ser bem analisadas para a empresa escolher a opção que melhor atende às suas necessidades.
Acompanhe a seguir quais são os diferentes tipos de armazéns logísticos e quais são os pontos fortes e fracos:
Armazém próprio
Entre os tipos de armazéns logísticos, esse é o mais conhecido. O armazém próprio é o tipo no qual a empresa fica responsável por toda a administração, tanto do espaço quanto dos colaboradores.
Ou seja, é quase como se fosse outra empresa, pois é preciso de muito planejamento para que tudo funcione de forma fluida, desde o estoque até a limpeza do local.
Este modelo é vantajoso para as instituições que necessitam ter um controle rigoroso sobre todos os processos envolvendo a mercadoria, ou então, que necessitem de horários mais flexíveis para operar.
No entanto, sua principal desvantagem são os custos que podem comprometer boa parte do orçamento. Além disso, é preciso lidar com toda a parte burocrática, como a obtenção de licenças de funcionamento.
Armazém público
O armazém público refere-se a um espaço mais geral, onde podem ser armazenados diversos itens, como refrigerados, alfandegários, commodities e até móveis.
Geralmente, esse tipo de armazém cobra taxas de armazenagem, de acordo com a quantidade, e o manuseio de mercadorias, levando em consideração o peso ou a cubagem dos itens.
Ou seja, ideal para empresas que lidam com produtos leves e não realizam vendas de grande volume.
Armazém terceirizado
Já o armazém terceirizado é caracterizado pela contratação de uma empresa que fornece o serviço de armazenagem e é responsável por toda a administração do espaço, como é o caso da Fabrício Armazéns.
Ao alugar um galpão logístico terceirizado, a empresa conta com uma boa infraestrutura, incluindo colaboradores responsáveis pela limpeza e segurança do local. Além disso, não precisam arcar com todos os custos sozinha, já que as despesas estão incluídas no contrato de aluguel.
Outra vantagem é a localização estratégica desses armazéns. O galpão logístico da Fabrício Armazéns, por exemplo, possui proximidade com rodovias, terminal hidroviário e linha férrea. Ou seja, as empresas conseguem avaliar qual é o melhor modal de transporte para cada entrega.
O modelo é flexível e ainda permite a armazenagem de diversos tipos de mercadorias.
Clique no banner e conheça o terminal ferroviário da Fabrício Armazéns:
Armazém Contratado
Já o armazém contratado, mistura algumas características do tipo próprio e terceirizado. Neste modelo, paga-se somente pelo uso do espaço, mas as despesas do local e os funcionários são responsabilidades da empresa contratante.
Ou seja, é preciso investir em equipamentos e na contratação de funcionários, além de realizar uma gestão bem efetiva.
A vantagem é que a empresa pode personalizar o espaço, mas é necessário contratar mão de obra qualificada para realizar as operações.
Apesar dos tipos de armazéns apresentados terem finalidades, objetivos e vantagens parecidas, o mais utilizado atualmente, por pequenas e grandes empresas, é o terceirizado.
Ele oferece o melhor custo-benefício. Principalmente, por conta da localização estratégica, como é o caso da Fabrício Armazéns, com galpões próximos de diferentes meios de transporte, que reduzem os custos com logísticas e asseguram a qualidade da mercadoria.
Conheça nossos serviços aqui.
Categorias: Armazéns Logísticos