Devido ao tamanho continental do Brasil, diversos meios de transporte são utilizados para levar as mercadorias para as diferentes regiões. Como é o caso do transporte rodoviário, o mais utilizado no país.
Quando é preciso carregar itens de grande volume, os containers são acionados. Além de aguentarem muito peso, eles também conseguem transportar diferentes tipos de carga, desde produtos alimentícios até químicos e inflamáveis.
Mas, esses não são seus únicos benefícios. Quer saber mais sobre como funciona o transporte rodoviário de container? Acompanhe o artigo até o final.
Segurança e economia
A utilização de container se tornou uma tendência internacional nos últimos anos. Pode-se dizer que os principais motivos são a economia e a segurança que o equipamento fornece.
Depois de serem preenchidos com as mercadorias, os containers são fechados e lacrados. Assim, garantindo não só a segurança, como também a integridade dos itens.
E a não ser que seja solicitada uma inspeção pela alfândega, ou outro órgão fiscalizador, os containers são abertos apenas quando chegam em seu destino final.
Por conta disso, os custos relacionados ao seguro são reduzidos, já que as chances de algo acontecer com a mercadoria são muito baixos.
Como funciona: regulamentação
O transporte rodoviário de container é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O órgão estabelece as normas referentes ao registro do caminhão, identificação, autorização especial para aqueles que ultrapassem a altura permitida e também prevê as penalidades diante do descumprimento das leis.
As regras variam conforme a carga que está sendo transportada e o estado pelo qual o veículo circulará. No entanto, as principais determinam que:
- Há limites de peso e tamanho máximo de chassi;
- A segurança e a manutenção da mercadoria, assim como a permanência dos lacres, são responsabilidade da transportadora durante o deslocamento;
- Os containers precisam ser fabricados, ou devidamente adaptados, para esse tipo de movimentação;
- Uma Autorização Especial de Trânsito (AET) deve ser requerida se o container possuir mais de 4,40 metros de altura. Essa documentação possui a validade de um ano.
Identificação do veículo
O transporte rodoviário de container necessita de uma identificação adequada. Assim, é preciso sinalizar qual tipo de carga está sendo transportada e se ela é corrosiva, perigosa, líquida ou até inflamável.
Limite de peso
Como mencionado, o CONTRAN determina o peso limite permitido no transporte rodoviário de container. No entanto, ao pesar, deve-se considerar o peso do veículo e o do container com carga.
Tipos de carga
O transporte rodoviário de container não possui restrição em relação às cargas transportadas. Inclusive, eles podem até ser adaptados para o transporte de líquidos.
Tipos de containers
Atualmente, existem diversos tipos de containers. No entanto, somente alguns são mais utilizados mundialmente. Confira a seguir quais são.
Dry ou Standard
É o tipo de container mais comum. Com medidas de 20 a 40 pés, ele transporta desde cargas secas até ilíquidas. Também são ideais para o transporte de produtos embalados, seja em caixas ou tambores.
High Cube
É bem semelhante ao Dry, no entanto, só possui uma dimensão, a de 40 pés. Ele é mais alto e tem a capacidade de 76 m³. Sua especialidade é o carregamento de mercadorias refrigeradas.
Open top
O open top também é semelhante ao Dry. No entanto, o modelo possui uma abertura no teto, própria para itens que excedam a altura do container, como máquinas e barcos, por exemplo.
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Como era antes dos containers?
Antes de surgir o container, as mercadorias eram carregadas até os barcos e navios de forma manual. O que demandava muito esforço e tempo, tornando o processo lento.
A partir da revolução industrial, um empresário americano começou a estudar qual seria a melhor forma de facilitar os processos de carga e descarga, tornando-a mais segura e rápida.
Depois de muitas tentativas e adaptações, em 1968, surgiram os containers como nós conhecemos hoje, com as dimensões, terminologias e regras já definidas.
O transporte rodoviário de container revolucionou o modo como as mercadorias de grande volume são transportadas. Reduzindo custos, fornecendo segurança e otimizando o tempo de embarque.
Mas, além de contar com os containers para melhorar o processo logístico, também é preciso dispor de galpões logísticos bem estruturados, como é o caso da Fabricio Armazéns.
Além de ser bem localizado, o que reduz ainda mais o tempo e os custos com transporte, sua infraestrutura é ideal tanto para o armazenamento de mercadorias de grandes volumes, quanto para a movimentação de grandes veículos.
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